DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

terça-feira, 31 de maio de 2011

SEJA LOUCO POR JESUS

Existe louco pra todo gosto. Existem loucos por carros, futebol, pessoas, jogos, orkut, videos, pela globo, músicas, msn, dinheiro, filmes, etc.
"De louco todo mundo tem um pouco”.

Mas temos que ser loucos por Jesus que é a única loucura que vale a pena.
Nada pode ser maior em nós do que o amor que sentimos por Jesus. Podemos e gostamos de varias coisas, mas nada em nós pode ser maior que o amor que sentimos por Jesus. Seja também um louco por Jesus.

Uma realidade atual é a que os cristãos contam muitas vezes com "orgulho" as loucuras que fizeram antes de se entregar a Cristo. Os seus atos que prejudicaram outras pessoas, envergonharam a si mesmos e desagradaram a Deus. Mas não se ouve relatos de loucuras feitas por Jesus, pessoas que agem sem se preocupar com o que vão pensar delas, agem simplesmente para agradar a Deus.

Ex-traficante, ex-bruxo, ex-satanista, etc. Existem vários tipos de “ex” que contam testemunhos e a igreja vibra, mas muitos desses "ex" contam suas loucuras feitas no passado e não no presente visto que o presente deles é apático. Não são mais radicais, não são radicais por Jesus.

Faça loucuras maiores para Jesus do que as que você já fez para o diabo!
"Os ex- são a grande prova de que Deus ainda é poderoso para transformar Saulos matadores em Paulos apóstolos, só que muitas vezes morre o Saulo que há em nós, mas não nasce um Paulo no lugar".

Nossas loucuras por Jesus demonstram o quanto o amamos visto que nossas atitudes falam mais que nossas palavras. Devemos ser moderados para o pecado e não para as coisas de Deus. Para elas devemos ser loucos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A CAIXA DE FERRAMENTAS DE DEUS.

Está escrito... 
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.” 1 COR 1:27

Certamente, irmãos, quase todo chefe de família tem em casa a sua caixa de ferramentas. Não tem que ser, necessariamente, uma caixa bonita, se de madeira, de ferro ou de plástico.
Mas quase todo homem tem, em casa, alguma coisa de ferramentas... Um alicate, martelo, chave de fenda, etc.

Deus também tem a Sua caixa de ferramentas, que Ele usa para realizar grandes feitos. Mas, ao contrário do que podemos pensar, a caixa de ferramentas de Deus não contém ferramentas de encher os olhos...

Não, as ferramentas de Deus, como vamos ver neste texto, são ferramentas insignificantes para o mundo. As ferramentas que Deus usa, do ponto de vista humano, são fracas, mas que nas mãos d’Ele,  realizam grandes e maravilhosas obras.

Essas coisas loucas e fracas, meus irmãos, são pessoas que não têm condições materiais, são pessoas que não têm nenhum prestígio, nem poder em si mesmas... São pessoas sem significância no mundo.

Deus escolheu as coisas loucas e fracas, escolheu as pessoas insignificantes, para confundir as que se acham alguma coisa.

Irmãos, irmãs, as ferramentas de Deus, portanto, não são pessoas que ostentam sabedoria, que ostentam conhecimento...

As ferramentas de Deus não são pessoas que estufam o peito, dizendo: “eu tenho status, tenho posição social, tenho experiência, ou tenho isso e aquilo...”.

Não, meus irmãos, as ferramentas de Deus são coisas loucas... são pessoas fracas, mas que se colocam inteiramente nas mãos do Deus Todo-Poderoso.

Então, Deus, com a Sua sabedoria e poder, as usam para fazer aquilo, que nem o mais sábio, nem o mais poderoso, nem o mais rico, conseguiria fazer...
E isso, a Bíblia diz, para envergonhar os sábios.

Deus está usando plenamente você, irmão? ...o Senhor está usando a sua vida como ferramenta em Sua obra?

Quando paramos de nos orgulhar do que somos, do que temos ou do que fazemos, e nos consideramos desprezíveis, pequenos, insignificantes, então Deus nos toma para a Sua caixa de ferramentas e nos usa.

Será que cada um de nós está na caixa de ferramentas de Deus?


domingo, 29 de maio de 2011

O PREÇO

Um dia satanás e Jesus estavam conversando.
Satanás acabava de ir ao Jardim do Éden, e estava fazendo graça e rindo, dizendo:
-Sim Senhor. Acabo de me apoderar do mundo, cheio de gente lá embaixo. Eu armei prá eles uma armadilha, e usei uma isca que sabia que não poderiam resistir. Caíram todos!
- O que vai fazer com eles? Perguntou Jesus.
- Ah, vou me divertir com eles. Respondeu satanás. Vou ensiná-los como se casar e se divorciar, como odiar e abusar um do outro, a beber, fumar, se drogar e, é claro, os ensinarei a inventar armas e bombas para que se destruam entre si. Realmente vou me divertir!
- E o que farás quando se cansar deles? - Perguntou Jesus.
- Ah, os matarei. Disse Satanás com os olhos cheios de ódio e orgulho.
- Quanto quer por eles? Perguntou Jesus.
- Ah, você não quer essa gente. Eles não são bons. Porque os salvaria? Você os salva e eles te odeiam.
Vão cuspir em seu rosto, vão te maldizer e te matarão. Você não quer essa gente!
- Quanto? Perguntou novamente Jesus.
Satanás olhou para Jesus e sarcasticamente respondeu:
- Todo o seu sangue, suas lágrimas e sua vida.
Jesus Disse:
- FEITO!
E assim foi pago o preço.
RE-ENVIE ESTA MENSAGEM AOS SEUS AMIGOS E CONTATOS

EU NÃO ME ENVERGONHO DE CRISTO, E QUERO QUE TODO MUNDO SAIBA QUE O AMO COM TODO MEU CORAÇÃO, AQUELE QUE MORREU POR MIM, NAQUELA CRUZ.


E VOCÊ? SE ENVERGONHA DE CRISTO?

DEVE O CRISTÃO ASSISTIR NOVELAS?

Temos notícias de igrejas que proibiam seus membros de terem em seus lares um aparelho de TV. Outras liberavam seus membros, mas os proibiam de verem telenovelas. Atualmente, com a crescente secularização em nosso meio, ver novelas tornou-se algo comum, as pessoas não conseguem ver mal algum em terem alguns momentos de descontração através dessa programação.
Mas perguntar não ofende: 

É REALMENTE LÍCITO AO CRISTÃO ACOMPANHAR NOVELAS?
Para responder a essa questão, recorramos a Bíblia. Em Filipenses 4:8 Paulo aconselhou aos irmãos: "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
É fato: as novelas brasileiras exercem uma influência direta na vida e no comportamento das pessoas desta nação! Não é apenas uma forma de entretenimento, é bem mais que isso, é uma instituição doutrinária agindo de maneira eficiente na sociedade, ditando modas e valores. Pesquisas recentes afirmam que o número de divórcio subiu em decorrência da influência direta das novelas.
Estando cientes disto, vamos ao segundo questionamento: 

QUE TIPO DE VALORES ESTÃO SENDO PREGADOS?
Traições, homossexualismo, sexo antes do casamento e mesmo em fase juvenil, filhos se rebelando contra pais, divorcio como melhor saída para crise no casamento, cenas de erotismo em horário nobre,incentivo ao sentimento de vingança, imagem de que para ser feliz as pessoas precisam se submeterem aos padrões dos artistas: magros, malhados, siliconados e submetidos a cirurgias plásticas. E qual a imagem que passam do evangélicos? Personagens fanáticos, ladrões, arrogantes, etc.
Agora finalmente vem a última pergunta:

 A QUEM INTERESSA A PROPAGAÇÃO DESSES VALORES?
Certamente que não a Deus!
Mas você pode estar se questionando: Mas eu não penso da mesma maneira! Logo não ha problema em assistir!
Televisão vive de audiência, logo, se tais novelas conseguem obter algum sucesso, elas o devem as familias que lhe dispensam dias e horas de audiência, estando você que aprecia nesse índice. É a mesma história do furto, alguém dirá: "eu não roubei, apenas comprei o objeto furtado!" Oras, se não existissem compradores, os ladrões certamente não roubariam, pois esse é o objetivo destes, no final vender e lucrar. Mas você pode estar dizendo:

SE EU DEIXAR DE VER NOVELAS, ELAS NÃO SAIRÃO DO AR.
 Bem...você pode até ter razão. Mas fico imaginando o efeito que seria, se todo lar evangélico deste país desligasse suas TVs no horário das novelas. Com certeza teríamos uma queda significativa na audiência. Sabemos que isso é uma incógnita, mesmo assim, você poderá dizer com tranquilidade: "Se esta porcaria está corrompendo minha nação, não é com minha audiência! Eu não fiz parte disso!" Fora que você não estará perdendo nada de bom, pelo contrário, poderá aproveitar melhor seu tempo em algo útil ou edificante, talvez até terá mais tempo para sua família!

Novelas... É correto o cristão as assistir? Responda isso para si mesmo.
Deus os abençoe e os esclareça!

sábado, 28 de maio de 2011

UMA VISITA INESQUECÍVEL

Está escrito...

   1 "Ora, a rainha de Sabá ouvira as notícias a respeito de Salomão em conexão com o nome de Jeová. Por isso ela veio para pô-lo à prova com perguntas difíceis. 2 Por fim chegou a Jerusalém com um séquito bem impressionante, camelos carregando óleo de bálsamo, e muitíssimo ouro e pedras preciosas; e entrando, foi ter com Salomão e começou a falar-lhe sobre tudo o que lhe veio a ser achegado ao coração. 3 Salomão, por sua vez, informava-a sobre todos os assuntos dela. Não se mostrava haver nenhum assunto oculto ao rei, que ele não lhe comunicasse.
4 Quando a rainha de Sabá chegou a ver toda a sabedoria de Salomão e a casa que tinha construído, 5 e o alimento da sua mesa, e a maneira de se assentarem os seus servos, e o serviço à mesa dos seus garçons e o vestuário deles, e suas bebidas e seus sacrifícios queimados que oferecia regularmente na casa de Jeová, então se mostrou não haver mais espírito nela. 6 Ela disse, pois, ao rei: “Veraz se mostrou a palavra que ouvi na minha própria terra a respeito dos teus assuntos e sobre a tua sabedoria. 7 E eu não depositava fé nas palavras até que vim ver com os meus próprios olhos; e eis que não se me contou nem a metade. Ultrapassaste em sabedoria e em prosperidade as coisas ouvidas que escutei. 8 Felizes são os teus homens; felizes são estes servos teus que estão constantemente de pé diante de ti, escutando a tua sabedoria! 9 Que Jeová, teu Deus, venha a ser bendito, aquele que se agradou de ti, pondo-te no trono de Israel; porque Jeová ama a Israel por tempo indefinido, de modo que te designou como rei para fazer decisões judiciais e justiça.” 1 Rs 10:1-9

A Rainha de Sabá, do sul da Arábia, soube da fama do rei Salomão e não mediu esforços para ir conhecê-lo e conferir o que havia ouvido a respeito dele.     
* O que podemos aprender dessa história? Quais a lições?

I- O QUE ATRAIU A RAINHA?
Ela ouviu o que Deus havia feito por Salomão. A fama de Salomão, era graças ao Nome do Senhor!
√ As pessoas podem encontrar prédios bonitos, em várias partes da cidade; podem ouvir boas músicas em tantos teatros, podem ouvir lindas palestras em tantas universidades .... MAS O PODER DE DEUS SÓ É MANIFESTADO NA SUA IGREJA.

II- AS NECESSIDADES DA VISITANTE FORAM ATENDIDAS
Ela veio prová-lo com perguntas difíceis.
√ As pessoas estão com muita coisa na cabeça. Estão confusas. Estão procurando a simplicidade do Evangelho. Algo que alivie a sua mente, o seu coração.
· A maioria dos não-crentes não estão procurando mensagens bonitas, nem bons corais, eles estão procurando alívio, alimento para a alma sofrida, cansada. 
· A única maneira de a igreja capturar a atenção dos sem-igreja é oferecer alguma coisa que as pessoas não podem conseguir em nenhum outr
o lugar do mundo.
 Salomão lhe deu resposta a todas as perguntas, e nada lhe houve profundo demais que não pudesse explicar.

III- A RECEPÇÃO DADA À VISITANTE
Depois que respondeu o que ela queria saber, ele iniciou a ponte: Foi mostrar o que todas as mulheres gostam de ver.
* Foi mostrar
o palácio, detalhe por detalhe,
 a casa que edificara,
 a comida da sua mesa, o lugar dos seus oficiais, o serviço dos seus criados
e os trajes deles, seus copeiros e o holocausto que oferecia na Casa do SENHOR.
- As pessoas gostam de ser bem recebidas.
· Muito antes de o pastor pregar, os visitantes já decidiram se vão voltar ou não.

“SE VIER AQUI, NÓS VAMOS AMAR VOCÊ”
Não importa quem você seja, sua aparê
ncia ou o que já fez no passado. Você será amado neste lugar.
- Grandes igrejas são construídas pelo amor:
1. A Deus
2. Uns pelos outros
3. Para com os de fora
Que deus te abençoe grandemente.

A BÊNÇÃO DE DEUS

Está escrito... A bênção de Jeová  esta é o que enriquece, e ele não lhe acrescenta dor alguma.  Pro. 10:22.
Quando Jeová concede bênçãos ao seu povo, ele sempre lhes dá o melhor. (Tia. 1:17) Por exemplo, o lugar que Deus deu para os israelitas morarem era “uma terra que manava leite e mel”. Embora a terra do Egito também tivesse sido descrita dessa maneira, a terra que Deus deu aos israelitas era diferente em pelo menos um aspecto importante. Moisés lhes disse: “É uma terra pela qual Jeová, teu Deus, está zelando.” Em outras palavras, eles prosperariam porque o Senhor cuidaria deles. Enquanto permaneceram fiéis, os israelitas foram muito abençoados por ele e tiveram um modo de vida visivelmente superior ao de todas as nações vizinhas. Sem dúvida, é a bênção de Jeová que “enriquece”! Como é importante, então, edificar uma relação achegada com Ele. — Núm. 16:13; Deut. 4:5-8; 11:8-15.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O SISTEMA DE VIVER DO MUNDO - Parte 2

COMO O CRISTÃO DEVE VIVER NESTE MUNDO
A expressão “não ameis o mundo nem o que no mundo há”, não é uma sugestão ou conselho, mas uma ordenança severa da Palavra de Deus. Toda desobediência tem suas conseqüências. Imagine o que aconteceria se, diante de um semáforo assinalando vermelho para os pedestres, resolvêssemos atravessar uma avenida de grande fluxo. Provavelmente sofreríamos uma terrível e traumática conseqüência. Consideremos, pois, esse exemplo na perspectiva de nossa salvação eterna.
 OS ELEMENTOS DO MUNDO
A Palavra de Deus nos alerta contra os desejos da carne, dos olhos e a soberba da vida.
 O desejo da carne engloba desejos impuros, vícios e prazeres sexuais.
A Bíblia nos exorta a fugir de toda e qualquer impureza. O corpo não é mau em si mesmo, mas é uma presa fácil para o pecado. Por isso devemos vigiar e orar sem cessar. O crente deve estar ciente de que ele é templo do Espírito Santo e, portanto, deve viver uma vida piedosa e consagrada a Deus. Seu corpo deve ser um sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor.
Pelo desejo dos olhos, o homem se torna cativo daquilo que ele vê.
Para que isto não aconteça, é preciso que o crente mantenha-se constantemente em vigilância e oração (Mt 26.36). Foi por essa via que Eva desobedeceu (Gn 3.6). O mesmo se deu com Acã: "vendo" entre os despojos dos inimigos do povo de Deus uma capa babilônica, desejou-a, trouxe-a para si e morreu com toda sua família (Js 7.20-26). Davi também foi atraído pelo desejo dos olhos. Olhando com lascívia, deu lugar ao pecado, arruinando sua fidelidade a Deus (2 Sm 11.2). A Palavra de Deus exorta-nos a não nos conformarmos com este mundo, a fim de que possamos viver no centro da vontade do Eterno (Rm 12.1,2).

A soberba da vida.
Desde o princípio, Satanás engana o ser humano com a falsa idéia de que é possível ser igual a Deus (Gn 3.5). Com isso, o homem tenta a todo custo viver à parte de seu Criador, buscando sua própria exaltação, através de riquezas, "status", títulos e posições, com o intuito de ser honrado por seus pares.
Muitos lutam aferradamente pelo poder, pelo direito de exercer autoridade sobre seus semelhantes, ou pelo simples deleite que isso possa lhe trazer. Ser visto e admirado por todos é o objetivo máximo da vida de muitas pessoas. A Palavra de Deus nos assevera que isto não vem de Deus, mas do mundo; deste sistema que Satanás governa (1 Jo 2.16). Jesus nos ensinou qual deve ser o maior objetivo da nossa vida: buscar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33). Nesta busca devemos investir todas as nossas energias.

CONCLUSÃO
O autêntico crente, que pratica os princípios do cristianismo bíblico, não deve adequar-se ao presente sistema mundano que engoda a humanidade e, se possível, até mesmo os filhos de Deus. Fomos chamados a viver uma vida separada deste mundo, com objetivos infinitamente mais nobres e que honram o nome do Altíssimo, que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

VENTOS CONTRÁRIOS

Descrevendo uma experiência da vida real dos discípulos de Jesus, quando lutaram para atravessar num bote o mar da Galiléia, o evangelista Marcos diz que eles “tinham dificuldade no remar, porque o vento lhes era contrário”. Enquanto Jesus ainda estava na margem, viu os apuros deles e andou milagrosamente sobre o mar até eles. Quando subiu para junto deles no barco, o vento cessou. — Marcos 6:48-51.
O mesmo escritor bíblico relatou que, numa ocasião anterior, ‘levantou-se uma violenta tempestade de vento’. Então, Jesus “censurou o vento . . . , e o vento cessou, e deu-se uma grande calmaria”. — Marcos 4:37-39.
Embora hoje não tenhamos o privilégio de presenciar tais acontecimentos milagrosos, podemos aprender deles muita coisa. Por sermos humanos imperfeitos que vivem em tempos perigosos, não somos imunes aos ventos da adversidade. (2 Timóteo 3:1-5) Na realidade, às vezes talvez achemos que a aflição que passamos em provações pessoais atinge a intensidade dum vendaval. Mas há alívio disponível! Jesus faz o convite: “Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei.” — Mateus 11:28.
Quando parece que ‘os ventos são contrários a nós’, podemos sentir ‘uma grande calma’ no coração. Como? Por confiar nas infalíveis promessas de Jeová Deus. — Note Isaías 55:9-11; Filipenses 4:5-7.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O SISTEMA DE VIVER DO MUNDO - Parte 1

Introdução
O “sistema do mundo”, conforme denominado pela Bíblia, além de manipular, subjugar e manter os seres humanos sob o domínio de satanás, também objetiva desviar, por todos os meios, os crentes dos caminhos do Senhor. A igreja jamais pode minimizar ou ignorar as ardilosas tramas deste sistema. Ela precisa, sim, posicionar-se contra ele, a fim de prosseguir vitoriosa em Cristo Jesus.

O QUE É O MUNDO
A palavra “mundo”, não diz respeito aos campos, mares, escarpas, acidentes geográficos e nem à ordem geral da criação. Este mundo designa a maneira de viver organizada, conduzida por satanás e caracterizada pela indiferença, rejeição e oposição a Deus, à Sua Palavra e ao Seu reino. Trata-se de um sistema constituído de pessoas, idéias, leis, instituições, comportamentos e atividades.

OS ATRATIVOS DO MUNDO
Quando o cristão se deixa enganar pelas propostas desse mundo espiritualmente tenebroso, torna-se escravo de um sistema maligno que rouba, mata e destrói. Sua única saída é retornar imediatamente ao seio do Pai. Foi o que aconteceu com o filho pródigo: desprezando o amor do Pai e a vida abençoada no lar, resolveu bandear-se para o mundo, a fim de desfrutar de seus prazeres. Todavia, após perder toda a sua herança, abandonado e miserável, decidiu regressar à sua família. Retornando ao aconchego do lar, foi festivamente recebido pelo pai, que lhe restituiu tudo o que, no mundo, havia perdido. Todo crente fiel a Cristo deve evitar tal experiência.

O MUNDO SOB A ÓTICA DE DEUS
A Bíblia nos adverte a não amarmos o mundo, uma vez que ele é dominado pelas trevas e jaz no maligno. O mundo, ou seja, as pessoas são alvos do amor de Deus. Nesta perspectiva, temos a responsabilidade de resgatar do mundo todos os que vivem sem Deus, sem luz e sem salvação. Deus não tem prazer na condenação do homem. Todavia, este mundo não escapará da condenação eterna, caso não se arrependa dos seus pecados, especialmente da incredulidade.

COLÍRIO PARA OS OLHOS

ESTA receita foi dada por Jesus Cristo à congregação cristã do primeiro século em Laodicéia, na Ásia Menor.
Jesus disse: “Compra colírio para os olhos, para passar nos teus olhos, para que vejas.” Não se tratava duma doença literal dos olhos, mas duma cegueira espiritual que exigia tratamento. Os cristãos em Laodicéia haviam ficado influenciados pelo espírito existente na cidade materialmente próspera em que viviam e se tornaram complacentes para com as suas verdadeiras necessidades espirituais.
Mencionando isso como causa da sua visão deficiente, Jesus disse: “Dizes: ‘Sou rico e adquiri riquezas, e não preciso de coisa alguma’, mas não sabes que és miserável, e coitado, e pobre, e cego, e nu.” Embora não se apercebessem disso, membros da congregação precisavam de “colírio” curativo, que só podiam conseguir por se sujeitarem ao ensino e à disciplina de Jesus Cristo. ‘Compra de mim’, disse Jesus. —  (Apocalipse) 3:17, 18.
Assim como no caso dos em Laodicéia, os cristãos genuínos precisam hoje prevenir-se para não serem indevidamente influenciados, talvez sem se aperceber disso, pelo ambiente materialista e voltado para os prazeres em que vivem. A receita para manter um conceito espiritualmente sadio é indicada pela admoestação: ‘Compra de Jesus colírio para os olhos, para passar nos teus olhos, para que vejas.’
É digno de nota que este “colírio” tem de ser comprado. Envolve custo. É preciso gastar tempo para estudar a Palavra de Deus e meditar nela. Esta Palavra, assegura-nos o salmista, ‘é limpa, fazendo os olhos espirituais brilhar’. — Salmo 19:8.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

DEUS SE IMPORTA CONOSCO?

VOCÊ está emocionalmente sobrecarregado por causa de problemas de família, saúde, trabalho, ou outras responsabilidades de peso? Muitas pessoas se sentem assim. E quem hoje não é afetado por injustiça, crime e violência? De fato, acontece exatamente como a Bíblia diz: “Toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora.” (Romanos 8:22) Não é de admirar que muitos perguntem: ‘Será que Deus se importa com o que acontece? Ele nos ajudará de alguma maneira?’

O sábio Rei Salomão disse a Deus em oração: “Somente tu mesmo conheces bem o coração dos filhos da humanidade.” Salomão estava certo que Deus não apenas nos conhece, mas também se importa com cada um de nós. Ele pediu a Deus para ‘ouvir desde os céus’ e responder as orações de cada pessoa piedosa que Lhe revelasse “a sua própria praga e a sua própria dor”. — 2 Crônicas 6:29, 30.

Jeová Deus ainda se importa conosco e nos convida a implorar a ele em oração. (Salmo 50:15) Ele promete responder as orações sinceras que estiverem em harmonia com sua vontade. (Salmo 55:16, 22; Lucas 11:5-13; 2 Coríntios 4:7) Deus realmente ouve ‘qualquer oração e qualquer pedido de favor da parte de qualquer homem ou de todo o seu povo’. Assim, se confiarmos em Deus, orarmos por sua ajuda e nos achegarmos a ele, receberemos seu cuidado amoroso e sua orientação. (Provérbios 3:5, 6) O escritor bíblico Tiago nos garante: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” — Tiago 4:8.

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO PESSOAL E EM FAMÍLIA

 Assim como no primeiro século, hoje também o Senhor se preocupa com o bem estar de seus filhos. (Atos 15:6, 28) À medida que as densas nuvens da grande tribulação se aproximam, é muito importante que os cristãos tenham uma forte relação com Jeová. Como você aproveitará o seu tempo disponível? Todos são incentivados a usar esse tempo para a adoração em família. Usar de maneira sábia esse tempo possibilitará que nos aprofundemos na Palavra inspirada de Deus e que sejamos beneficiados de seus ensinamentos.  Sal. 1:1-3; Rom. 11:33, 34.
 Noite para adoração em família
 Os chefes de família são incentivados a assumir uma responsabilidade que Deus lhes deu: garantir que um significativo estudo bíblico em família seja realizado com regularidade. (Deut. 6:6, 7) Irmãos e irmãs solteiros que não têm responsabilidades familiares poderão usar esse tempo para fazer o estudo pessoal e pesquisas bíblicas. É essencial que todos nós ‘compremos todo o tempo oportuno’ para estudar e meditar. Com isso, teremos a força espiritual que precisamos para lidar com os atuais ‘dias iníquos’.  Efé. 5:15, 16.
Ler a Bíblia juntos e sem pressa pode ajudar a gravar lições e princípios divinos na mente e no coração de todos na família. (Heb. 4:12) Em outras ocasiões, podem também assistir a um vídeo edificante e conversar sobre ele. Há ampla margem para a criatividade quanto ao que estudar e como fazer isso. Por que não pergunta aos membros de sua família o que eles gostariam de considerar no estudo em família?
 Por que é importante hoje
Fortalecer nossa espiritualidade nos preparará para nos manter firmes e ver a salvação da parte de Jeová. Os pais precisam das orientações de Deus para criar os filhos no meio de uma geração pervertida e deturpada. Os filhos precisam de ajuda para lidar com a deteriorização moral nas escolas de hoje. Os casais farão bem em fortalecer seu "cordão tríplice" com o Senhor.
Portanto, que todos nós usemos sabiamente o tempo que resta para nos edificar em nossa santíssima fé.


terça-feira, 24 de maio de 2011

A INGRATIDÃO

Está escrito...
     11 “E, enquanto ele ia a Jerusalém, passava pelo meio de Samaria e Galiléia. 12 E, ao entrar em certa aldeia, vieram ao encontro dele dez homens leprosos, mas ficaram parados de longe. 13 E elevaram as suas vozes e disseram: “Jesus, Preceptor, tem misericórdia de nós!” 14 E quando os avistou, disse-lhes: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.” Então, enquanto se afastavam, ocorreu a purificação deles. 15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, glorificando a Deus com voz alta. 16 E ele se prostrou com o rosto [em terra] aos pés [de Jesus], agradecendo-lhe; ademais, ele era samaritano. 17 Jesus disse, em resposta: “Dez foram purificados, não foram? Onde estão, então, os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse para dar glória a Deus, exceto este homem de outra nação?” 19 E disse-lhe: “Levanta-te e vai; a tua fé te fez ficar bom.”Lucas 17:11-19

A Palavra de Deus nos incentiva a termos em nossos lábios o louvor e a gratidão ao Senhor. Mas pelo que poderíamos agradecer?

Talvez possa parecer que não há motivos. Porém se pensarmos um pouco, logo nos lembraremos de inúmeras razões de agradecimento. Experimente fazer uma lista de tudo o que há de bom na sua vida: seus bens, seu emprego, seu salário, sua saúde, o alimento, seus entes queridos, etc. E o principal: Ele nos tirou deste mundo e nos deu o Seu Filho amado para morrer por nós. De repente você vai ver que, enquanto pensava naquilo que falta, estava se esquecendo de agradecer a Deus por aquilo que ele já lhe concedeu. 

Agradeça a Deus por isso.

 Talvez você pense que recebeu tão pouco e por isso é insatisfeito. Achamos que recebemos pouco? Sejamos gratos ao Senhor. Vamos trabalhar para aquilo que o senhor nos deu seja multiplicado

Que a ingratidão não tenha lugar em nossas vidas.
 Não nos esqueçamos de agradecer. Um dia Jesus curou 10 leprosos. Apenas um voltou para agradecer. Aí então recebeu uma bênção maior. Jesus lhe disse: Vai em paz. A tua fé te salvou. 

Na hora de pedir, forma-se uma grande multidão, mas na hora de agradecer, poucos aparecem. 
Que estejamos no pequeno grupo que não perde a oportunidade de olhar para o céu e dizer: Senhor, muito obrigado.

FALANDO DE DEUS

Está escrito... 
Agradei-me em fazer a tua vontade, ó meu Deus.  Sal. 40:8.
Falar com as pessoas e procurar convencê-las a adorar o Deus verdadeiro requer que tenhamos profundo amor a Jeová.
Os israelitas podiam provar seu amor a Deus por obedecerem de todo o coração aos Seus mandamentos, por oferecerem sacrifícios aceitáveis e por louvá-lo por meio de cânticos. (Deut. 10:12, 13; 30:19, 20; Sal. 21:13; 96:1, 2; 138:5)
 Fazer discípulos é uma maneira de obedecer às leis de Deus, mas nós também expressamos nosso amor a Jeová por falar a outros sobre ele e seus propósitos.
Temos de falar com convicção, escolhendo as palavras certas para expressar nossos sentimentos sinceros a respeito da esperança que Deus nos dá. (1 Tes. 1:5; 1 Ped. 3:15)
Por causa de seu profundo amor a Jeová, Jesus tinha grande prazer em falar sobre os propósitos de Deus, o Reino e a adoração verdadeira.  Luc. 8:1; João 4:23, 24, 31.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

VOCÊ CONHECE LÓ? UM CRENTE A REBOQUE.

Está escrito...
Gênesis – 19:1-38

Ló é símbolo de um crente fraco, trôpego, mundano, que vive dando problemas e deixa de ser bênção. Não influencia, não tem autoridade para testemunhar, não produz frutos. É um crente a reboque.

1. Um crente a reboque vive na sombra dos outros e não na presença de Deus.

Ló acompanha Abraão desde Ur dos Caldeus. Aonde Abraão vai, Ló vai atrás. Abraão andava com Deus. Ló vivia na sombra de Abraão. Descida ao Egito e volta a Betel. Ló o segue sempre.
Abraão levanta altares a Deus. Ló nunca levantou um altar a Deus. Ló armava suas tendas para Sodoma.
Ilustração 1: Você vê o veleiro com as velas enfunadas? Vê a canoa que lhe está presa? Ela não faz esforços, deixa-se puxar, sem lutar contras as forças das ondas. Segue no rastro de seu “trator”. Por pouco não se gloria de avançar tão bem como o outro. O primeiro barco me faz pensar em Abraão, o segundo em Ló.
Ló é o retrato de um crente rebocado. Cortada a amarra que liga os dois botes, um prossegue em sua corrida, o outro avança ainda um pouco sob o impulso, depois pára, entregue apenas ao sabor das ondas.
Triste imagem do Ló moderno - Por tanto tempo “puxado” e rebocado por um cônjuge fiel,  por pais piedosos. Se é privado desse convívio, perde o entusiasmo, cede logo ao desânimo e abandona finalmente a corrida.
Quando Ló ficou sozinho, ele foi em direção a Sodoma. Ali afligiu a sua alma. Ali mergulhou sua família num lugar tenebroso.
A vida de Ló só está bem com Deus enquanto está na companhia de Abraão. Ele não anda com Deus sozinho. O crente rebocado sempre precisa de uma muleta.
Ilustração 2: O rei Joás começou a reinar com sete anos. “Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias do sacerdote Joiada”. Depois que Joiada morreu, o rei se corrompeu.

2. Um crente a reboque vive mais apegado ao mundo (coisas materiais) do que interessado nas coisas de Deus, (coisas espirituais).

Na hora de separar-se de Abraão, Ló revela ganância e apego às coisas materiais.
Ló dava mais valor ao ter do que ao ser. Abraão não tem apego à terra. Ló não tem apego ao céu. O coração de Ló estava posto nas coisas materiais e não em Deus. Seus olhos se enchem com as riquezas do mundo. Seu prazer não está em Deus, mas no dinheiro.
Ló perde o que cobiça e Deus dá a Abraão toda a terra que Ló cobiça.
Ló caminha na direção de Sodoma, a cidade condenada.
Ló vai para a cidade iníqua, para a cidade da perversidade mais gritante. Ló vai armando as suas tendas. Vai entrando no espírito da cidade. Ló leva a sua família para Sodoma. Para ele o status, o sucesso, a fama, a riqueza valem mais do que a vida espiritual da família.
Ló se mistura, se envolve. Deus nos alerta: 1) 1 João 2:15 “Não ameis o mundo, nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. 2) Tiago 4:4 “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus”.
Há muitos filhos de Deus vivendo em Sodoma.  Estão mais entusiasmado com as riquezas do mundo do que com as glórias do céu. Estão mais fascinados com o brilho de Sodoma, do que com a glória de Deus.
Ló é rebocado de Sodoma, preso e espoliado. Abraão o liberta e ele volta para Sodoma.
Ló torna-se juiz da cidade, mas não influencia a cidade.
Poderíamos pensar: Que bênção! Ló está prosperando. Ele tem projeção na cidade. Ele exerce uma função de prestígio, mas ele não influencia, ele não testemunha, ele não faz diferença.
O clamor da cidade aumenta. O pecado da cidade cresce. Ló não ora. Ló não intercede. Ló não testemunha. Ló se mistura. Ló está anestesiado espiritualmente. Ele não se apercebe que o juízo de Deus está prestes a cair sobre a cidade. Ele é um crente acomodado, dormindo o sono da morte entre os mortos espirituais.
Temos crentes nas Escolas, nas Universidades, nas Instituições Públicas, nos Hospitais, no Comércio, na Indústria, em todo o lugar. Estamos fazendo diferença? Estamos dizendo: “eu sou do Senhor?”
Ló vive uma vida dupla.
Quando os anjos de Deus chegam: “ele se prostra com o rosto em terra”. Quando os libertinos e devassos sodomitas cercam a sua casa para abusarem de seus hóspedas, ele os chama de “meus irmãos”.
Ló quer ficar bem dos dois lados. Mas os sodomitas descobrem a hipocrisia de Ló e o chamam de “estrangeiro”. Ló os chama de “irmãos”, mas eles os chamam de “estrangeiro”. Triste coisa é fazer concessão ao mundo.
O mundo tem faro. A Pedro disseram: “tua linguagem te faz conhecido”.
Ló perde o referencial de moralidade pelo seu envolvimento com o mundo.
“Não façais mal...”, “Eis que tenho duas filhas, virgens, eu vos trarei; tratai-as como vos parecer”. Quê? Para evitar uma tragédia, lançar mão de um mal tão grave? O que significa esta maneira amoral de agir? É a escapatória de um crente rebocado que, conhecendo a Deus não andou com ele.
Esse comportamento decepcionante é uma prova evidente de que a consciência do crente que navega em águas turvas acaba por se embotar completamente.

3. O crente a reboque interessa-se mais pela prosperidade da família do que pela salvação dela.

Ló casa-se com uma mulher que amava mais as coisas do mundo do que a Deus
A mulher de Ló não era convertida. Ló não buscou a vontade de Deus para se casar. O coração da sua mulher estava arraigado em Sodoma. Ela amava a riqueza e não a Deus. O mundo e não o céu. As coisas de Deus não empolgavam a família de Ló.
Ló não ministrou à sua esposa.
Ló não ora com a família. Ló não fala de Deus para a família. Ló depois de liberto das mãos dos conquistadores, volta para Sodoma e para lá leva a sua família. Ló não ajudou a sua mulher a crer na Palavra de libertação que o anjo lhes trouxe.
Ló torna-se juiz da cidade, mas não é sacerdote do seu próprio lar.
Ló era homem de projeção, cuidava dos problemas dos outros; mas não orava com a família, não ensinava as coisas de Deus para a sua família.
Muitos lares hoje estão em crise. Morreu o culto doméstico. Não há comunhão ao redor da mesa. A TV ocupou o altar da família.
As filhas de Ló são entregues para namorar e casar com homens que não temem a Deus.
Abraão mandou buscar esposa crente para o seu filho Isaque. Ló entrega as suas filhas aos moços de Sodoma que caçoam e tripudiam da Palavra de Deus.
Quantos pais têm orado pelo casamento de seus filhos? O namorado de sua filha é filho de Deus?
Ló se propõe a entregar suas filhas aos próprios libertinos.
Ló não tem autoridade para pregar para os seus genros
Quando ele lhes fala – pensam que está fazendo gracejo. Os jovens não levam a sério a palavra de Ló. Talvez Ló nunca tivesse falado sério com eles. Por isso, não acreditaram agora.
Ló prega para os genros, mas não vive o que prega. Manda-os sair da cidade condenada. Mas ele mesmo está agarrado a ela. Só sai rebocado!

4. Um crente a reboque é ágil para ir para a cidade do pecado, mas lerdo para sair dela.

Ló vê e cobiça as campinas do Jordão.
Ló foi dirigido pelo olhar e não pela fé. Ele viu e desejou. Ele viu e cobiçou. Sua ganância era maior do que a sua fé. Sua cobiça era maior do que o seu compromisso com Deus. Para ele o dinheiro era mais importante do que a santidade. Para ele a riqueza era mais importante do que a salvação da sua família.
Ló caminha na direção da cidade do pecado.
“Ló nas cidades da campina, ia armando as suas tendas até Sodoma. Ora os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor”. Ló não consegue ler as placas de perigo da estrada. Ele avança todos os sinais vermelhos. Ele está cego pelo desejo de sucesso. Ele vai perdendo sua sensibilidade espiritual. Ele vai se misturando com aqueles que zombam de Deus e já não sente mais tristeza por isso.
A decadência moral de Sodoma era terrível: a) Desnatural (Rm 1:26,27); b) Desavergonhada (em público); c) Violenta (querem abusar dos estrangeiros); d) Obstinados (mesmo depois de cegos procuram a porta para atacar Ló); e) Generalizado (velhos e moços).
Ló é solenemente avisado por Deus.
Ló é preso em Sodoma com toda a sua família. Seus bens são saqueados. Ele é rebocado de Sodoma pelos próprios inimigos. Ali Ló deveria ter acordado. Ele deveria ter entendido ali que Sodoma não era o lugar para ele viver com a sua família. Mas Ló não tem mais discernimento espiritual.
Ló volta para Sodoma depois de ter sido retirado de Sodoma.
Ló volta para Sodoma com toda a sua família. Envolve-se mais fundo ainda com a cidade condenada. Ló vai criando raízes em Sodoma. Agora já faz parte da estrutura da cidade. Agora é juiz da cidade. Suas filhas namoram com jovens da cidade. Sua mulher ama as riquezas e o pecado da cidade. O coração da família de Ló está em Sodoma.
Ló exita em sair de Sodoma.
Os anjos de Deus chegam em Sodoma para destruir a cidade porque lá não havia nem dez justos. Os anjos apertam com Ló, mas ele demora. Os anjos o arrastam, o despejam, o tiram a força da cidade condenada. E quando já estavam fora da cidade, um anjo lhe disse: “Livra-te, salva a tua vida, não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”.
Não há segurança para Ló onde ele estava.  Assim também se você não sair da sua Sodoma, se você não deixar o seu pecado, se você não se converter, você vai perecer. Não há segurança para você em seus pecados não perdoados. Na há esperança para você; ou você foge deste mundo tenebroso, da ira vindoura ou então você morrerá nos seus pecados. Não há segurança para você nos seus pecados não abandonados. Não há salvação para o bêbado se não deixar a bebida. Não há salvação para o impuro, se ele não deixar a impureza. Não há salvação para o mentiroso, se ele não abandonar a mentira.
Se Ló está para ser salvo, ele deve sair da cidade condenada a toda pressa. Ló precisa deixar seus antigos companheiros, seus antigos confortos. Ló não pode parar para argumentar. Ficar em Sodoma é perder tudo: os bens, a família, os amigos, a própria vida. Ficar em Sodoma é perecer depois de ter sido avisado. A mensagem para Ló veio na última hora. Naquela mesma manhã que Ló saiu da cidade, ela foi destruída pelo fogo de Deus. Mais um dia em Sodoma seria tarde demais!
Ló só saiu de Sodoma rebocado, à força, na marra.
Seu coração ficou lá, porque lá estavam os seus tesouros. Seus bens pereceram lá. Seus amigos pereceram lá. Seus genros pereceram lá. Sua mulher olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal. Ló saiu de Sodoma na última hora. Foi salvo com cheiro de fumaça.

Conclusão:

Por que Ló é rebocado de Sodoma?
Porque Deus é misericordioso.
Porque Abraão intercedeu por ele. No capítulo 14  Abraão salva Ló pela espada. No capítulo 19 Abraão salva Ló pela oração. Abraão tinha orado naquela noite por Sodoma e por Ló. Por isso, Deus livrou Ló. Hoje, enquanto estou lhe falando, quem sabe sua mãe, seu pai, sua esposa, seu marido, seus pais, seus filhos, seus avós estejam orando por você.
Tudo aquilo em que Ló investiu na vida, pereceu
Todos os seus bens pereceram – Ló não salvou nem um cabrito. Péssimo investimento para quem colocou o seu coração na riqueza da terra e não ajuntou tesouros no céu.
A Família de Ló terminou em grande tragédia
Sua mulher virou uma estátua de sal.
Seus genros viraram cinza e pereceram no juízo da cidade
Suas filhas tornaram-se suas mulheres. Tornou-se avô de seus filhos e pai dos seus netos.
Sua descendência – Moabitas e Amonitas foram um pesadelo ao longo dos séculos para o povo de Deus. Prostraram-se diante de deuses falsos. Triste herança para um crente rebocado, que amou o mundo e perdeu tudo, exceto a salvação, por causa da misericórdia de Deus. Irmãos, a vida de Ló, é uma trombeta solene de Deus para nós hoje! Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja!!!



domingo, 22 de maio de 2011

AS MURALHAS DE JERICÓ

Está escrito... 
“E Jeová prosseguiu, dizendo a Josué: “Vê, entreguei na tua mão Jericó e seu rei, os valentes poderosos.  E todos vós, homens de guerra, tendes de marchar em volta da cidade, rodeando a cidade uma vez. Assim deves fazer por seis dias.  E sete sacerdotes devem carregar sete buzinas de carneiro adiante da Arca, e no sétimo dia deveis marchar sete vezes em volta da cidade e os sacerdotes devem tocar as buzinas.  E terá de acontecer que, quando fizerem soar a buzina de carneiro, quando ouvirdes o som da buzina, então todo o povo deve dar um grande grito de guerra; e a muralha da cidade tem de cair rente ao chão, e o povo tem de subir, cada um diretamente na frente de si.”    Josué 6:2-5

Depois de viajar pelo deserto durante quarenta anos, os israelitas chegaram, finalmente, diante de Canaã. Agora, era só entrar na terra e fazer o loteamento.

Certo? Errado.

As coisas não eram assim tão simples. Havia no caminho uma imensa muralha. Muitas vezes, nos encontramos em situações semelhantes. Quando pensamos que vamos "tomar posse da bênção", surge uma imponente muralha que parece zombar de nossas esperanças.

Entretanto, não vamos desistir dos propósitos de Deus para nós. Não vamos assentar no meio da estrada. Também não vamos voltar ao Egito. Essa deve ser nossa atitude de fé: olhar para frente e prosseguir.

Diante do obstáculo, muitas pessoas tentam vencê-lo através de meios humanos. Imagine, se Josué resolvesse pular o muro ou cavar um túnel... Provavelmente, sua história não estaria na Bíblia. Porém, o líder de Israel escolheu os meios divinos, mesmo sendo incompreensíveis e desprovidos de lógica..

Mas, para que o Senhor possa agir, alguns requisitos são necessários:

1 - A ARCA (Pacto com Deus)
O povo precisava ter a arca indo à frente. A arca representava a presença de Deus e sua aliança com Israel. Se queremos vencer as barreiras, precisamos ter compromisso com Deus e uma comunhão real com ele.

2 - RODEAR A CIDADE (Obediência)
O povo precisava andar em volta da muralha. Aqui está a questão da obediência e da ação. Se você não sabe o que fazer diante do problema, ore, consulte a Bíblia, consulte a liderança da igreja e parta para a ação. Jesus disse: "Eu sou o caminho" (João 14.6). Logo, precisamos andar. A vida cristã não é um estacionamento.

3 - TEMPO (Perseverança)
Israel deveria andar em torno de Jericó durante 7 dias. Aqui está o teste da perseverança e da paciência. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos pareçam mais firmes do que antes. Você deve ser mais firme do que a muralha.

Depois que Israel fez tudo o que Deus ordenou, a muralha ruiu e o povo pôde conquistar a cidade. Que Deus nos abençoe e nos ajude a conquistar todos os nossos direitos espirituais em Cristo.


O EXEMPLO DO PROFETA JEREMIAS

Eis como o Senhor vocacionou o jovem de Anatote: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísse da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta” Jr 1:5.

Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias: conheceu-o, santificou-o e o deu às nações. O profeta ainda não existia, mas já era conhecido por Deus. Ainda não estava ciente da sua missão, porém já se achava santificado para o ministério.

Ainda não sabia falar, todavia o Senhor já o tinha dado aos povos como arauto.
Jeremias era muito jovem e tentou se esquivar da grande missão que lhe foi confiada. “Sempre que o Senhor nos dá uma comissão, Ele assume a responsabilidade da sua execução em nós, conosco, ou através de nós”.

Você se sente assustado diante da missão que lhe confiou o Senhor? Não se acha capaz? Ânimo! Nossa capacidade vem do Senhor. Entregue-se inteiramente a Deus. Ele é responsável por você e por mim.

A INCAPACIDADE DE JEREMIAS
Se não sei falar, como ser mensageiro de Jeová? Como ser o seu porta-voz se não tenho voz? Foi a desculpa que Jeremias apresentou ao Senhor: “Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar porque sou uma criança” Jer 1:3

Talvez você esteja apresentando as mesmas desculpas ao Senhor. Ele o chamou para o ministério e você se acha incapaz. Aliás, antes dos desafios de Deus, quem se sente apto? Conforte-se nestas palavras do apóstolo Paulo: “E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não porque sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa como de nós mesmos; mas a vossa capacidade vem de Deus”. 2 Cor 3:4-5

Ao jovem profeta, responde Jeová: “Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás: e tudo quanto te mandar, dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor” Jer 1:7-8. Em seguida o senhor toca-lhe os lábios: “Eis que ponho as minhas palavras na tua boca” Jer1:9

A partir desse momento, estava Jeremias não somente comissionado, mas plenamente capacitado por Deus a exercer o ministério. Do Senhor, recebe ele o mandato: “Olha, te ponho neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e para derribares, e para destruíres e para arruinares; e também para edificares e para plantares”. Jer 1:10

Como um jovem tão gentil e tenro poderia desempenhar semelhante missão? Não importa. Nossa capacidade vem de Deus!