DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

quinta-feira, 30 de junho de 2011

JUSTIFICAÇÃO PRÓPRIA


Está escrito...
“Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou e eu comi.”
Gen 3:12-13

Imaginemos uma conversa entre Adão, Eva e Deus: -Senhor, a culpa do que aconteceu não é minha, é dela. Eu não pedi nenhuma mulher para mim. O Senhor é que resolveu criá-la e dá-la para mim. Eu estava até dormindo, não vi nada. Quando acordei, ela já estava pronta. Nem percebi quando o Senhor tirou um pedaço da minha costela. Portanto, não havendo outra alternativa para mim, a única coisa que eu podia fazer era recebê-la como minha esposa. E veja, Senhor, no que deu!

Eva por sua vez se defendeu: -Não é correta, Adão, sua acusação contra mim. Eu já lhe falei que a serpente me enganou, e eu comi do fruto. Que culpa tenho se não fui eu que criei esse animal? – Em resumo, segundo Adão e Eva, a culpa só podia ser de Deus, que criou a mulher e a serpente.

Não vamos recriminar Adão e Eva por esse procedimento. Eles são perante Deus, a imagem de todos os pecadores  que deles descenderiam, até nossos dias. Essa é a índole do coração humano desde então.

Cuidemos para não sermos Adões e Evas em casa, no trabalho, na escola ou na igreja, não assumindo a responsabilidade por nossos erros e pecados, procurando lançar sobre outros a responsabilidade de nossos deslizes. 
Deus é o mesmo em seu amor e justiça. Ele não cessa de nos mostrar a maneira pela qual podemos recobrar Seu favor e entrar no Seu Reino: reconhecer nossos pecados e culpas, confessá-los com humildade, pedir perdão e abandoná-los, sem rodeios e justificativas.

O PRUMO DE DEUS

Está escrito...

"Mostrou-me também assim: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão. E o Senhor me disse: Que vês tu Amós? E eu disse: Um prumo. Então, disse o senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele."         Amós 7:7, 8

Você sabe o que é um prumo e para que serve?
É uma linha com um peso na extremidade e serve para verificar a verticalidade de uma parede.


Mas poucos pedreiros sabem usar o prumo, principalmente no piso. Já observou que horrível são alguns banheiros? A água não corre para o ralo, fica empoçada em algum lugar onde você pisa...

Da mesma forma como faz o pedreiro, Deus coloca o Seu prumo em nossa vida, ou na vida de nossa igreja, Ele também vai revelar esta ou aquela falha, que precisa ser tirada.

Qual é o prumo de Deus? ...a Bíblia. Quando nossa vida é comparada à Palavra, nossas falhas vão aparecer.

Agora, muitas vezes nós mesmos nos intitulamos de “prumo” e saímos a medir a parede dos outros e colocar defeitos nelas, nos esquecendo de pôr o prumo de Deus em nós mesmos! Dizemos: “Fulano de tal tá com a vida torta, tortinha, tortinha!”

Agora, acontece ainda que quando Deus mostra falhas em nós, tentamos disfarçar com um reboco feito por nós mesmos.

Amados
A função do prumo de Deus é revelar falhas ou pecados, para nos atrair ao arrependimento e para que possamos encontrar perdão em Seus braços.

Portanto, irmãos, deixemos que o prumo de Deus seja colocado em cada área de nossa vida! Porque nós precisamos andar no alinhamento de Deus.





APRENDENDO COM EZEQUIAS A VENCER DESAFIOS

Está escrito...
"Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal: e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos." 
Isaías 38: 1-5

Um dia Ezequias recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal.

Deus mesmo mandou que o profeta Isaías fosse dizer ao rei Ezequias: "Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará".

Escute isto, especialmente você que vem encarando o maior problema já surgido em sua vida até hoje: o seu desafio é desse tamanho? 

Quem disse que você não se recuperará?

Mas mesmo que você tenha dito estas palavras: "não vou me recuperar", acredite, pela experiência de Ezequias, Deus revela que você pode se recuperar SIM!

Mas, ainda assim, mesmo que o próprio Deus lhe tenha dito "você não se recuperará", amado, confia: o Deus que pronunciou estas palavras é Deus misericordioso, é Deus compassivo... Seu coração é sensível... A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem.

Então, convido você a aprender com Ezequias a vencer desafios.

1. CRER QUE A ORAÇÃO PODE MUDAR AS COISAS
Ezequias acreditava no poder da oração! ...lemos no v.2: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor".
Se quando recebe notícia ruim, você perde a cabeça, aprenda isto que lemos aqui no v.2: Ezequias virou o rosto para a parede e orou...

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração... porque acreditava que a oração pode mudar as coisas.
Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.
Às vezes é isto que nos falta fazer para conquistar milagres... Temos um desafio sério na vida, temos um problema a ser resolvido, temos uma situação desesperadora em casa, mas não fazemos oração!

Amado, é a oração que proporciona mudanças... ela é um instrumento poderoso; Por isso que sempre onde há oração, sempre haverá manifestação do poder de Deus!

Oh! nós precisamos crer que a oração não tem limites! A Bíblia diz que a oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder, muito poder, muito poder!

...agora, para vencer desafios, em segundo lugar, aprenda o seguinte com Ezequias, que:

2. UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS É UM BOM ARGUMENTO
Lemos no v.3 que o primeiro argumento que o rei Ezequias lançou mão, em sua oração, foi esse: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade".
Ezequias está dizendo a Deus: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra?"
Isso significa que este homem, o rei Ezequias, ele tinha um compromisso com Deus e era sincero.

Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem quando ele é hipócrita, fingido, falso.
Há muita gente orando, muita gente fazendo oração, mas que não é gente sincera... é gente que ama a Deus só de fachada... que serve a Deus só na aparência... que obedece a Deus só pela metade... Deus não tem prazer em ouvir essa oração...

Por isso, amado, se você quer alcançar o favor de Deus, se você quer vencer os maiores desafios existentes em sua vida, você precisa andar em sinceridade, como fez Ezequias: ele tinha uma vida sincera diante de Deus.

...em terceiro lugar, para vencer seus desafios, aprenda mais isto com Ezequias; que:

3. UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR É OUTRO GRANDE ARGUMENTO
Porque nesse v.3 lemos isto: "tenho feito o que tu aprovas". Já imaginou? ...o segundo motivo que Ezequias apresenta, para convencer a Deus, é esse: "fiz o que o Senhor aprova... fiz o que era reto aos teus olhos... fiz o máximo para obedecer ao Senhor".

Isso quer dizer que este homem, Ezequias, ele obedecia... ele andava na orientação de Deus.

Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos.
Mas, amado, o compromisso de Deus é com aqueles que fazem o que é reto "aos seus olhos"... é com estes que Deus tem aliança: com os que fazem o que é reto diante dEle!

Se você faz o que o Deus aprova, você será ajudado... você vencerá os desafios... você experimentará o que Ezequias experimentou... ele disse, Senhor "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse". E tomou a Deus por testemunha, dizendo: "O Senhor viu?... o Senhor lembra?"

E Deus disse pra ele: "É verdade... você me convenceu; vou deixa-lo viver por mais 15 anos!
Essa história do rei Ezequias mostra que Deus fará o que o homem quiser, quando esse homem fizer o que Deus quer.

...finalmente, como Ezequias, você também precisa fazer isto:

4. BUSCAR A DEUS COM INTENSIDADE E SE EXPÔR DIANTE DELE
O v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.
É por isto, que aqui no v.5, Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas".

Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente as nossas emoções, os nossos sentimentos, diante dEle.
 

Mas há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus.
Querem servi-lO apenas no nível da razão, como religiosos, cheios de regras e etiquetas... Não são esses os que alcançam milagres.

Lemos no v.3 que o rei Ezequias chorou...
Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus...

Quer vencer os desafios da vida? ...seja natural diante de Deus.
Talvez você precise aprender a chorar como Ezequias, diante do Senhor, pois chore, humilhe-se diante d'Ele, busque a Deus com intensidade, se exponha sem reservas...
Ezequias no seu traje de rei, não se conteve, encostou o cetro real de lado, tirou a coroa da cabeça, pôs no chão (isso é imaginação minha)... e chorou diante de Deus, como uma pessoa no seu natural...

Conclusão
Então, qual tem sido o maior desafio em sua vida? ...o que tem sido hoje, o seu maior problema?
Quer vencê-lo? Quer mudar a situação?

Há uma maneira de mudar... há uma maneira de vencer desafios: aqueles que buscam a Deus e recebem Jesus em seu coração tem o decreto de morte cancelado, como aconteceu com Ezequias.

Você quer mudar de vida?
1. Creia que a oração pode mudar as coisas;
2. Seja sincero, porque a vida sincera diante de Deus é um grande argumento;
3. Seja obediente, porque a vida de obediência a Deus é outro grande argumento;
4. E, finalmente, busque a Deus com intensidade, se exponha diante dEle.





O QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS ?

Em Mateus cap 25:14 fala sobre a parábola dos talentos. O que são talentos?
Dom, aptidão natural,  habilidade adquirida, capacidade.

Cada um de nós, tem talentos, dados pelo Senhor.
Vamos ver hoje, pessoas que receberam talentos do Senhor e logo após, se tornaram capacitadas, para cumprir o propósito de Deus, para cada uma delas.

I Samuel 17:40
Davi ao enfrentar Golias, tinha na mão, uma funda e algumas pedras, com elas, venceu o gigante Golias, que durante muitos dias, afrontava o povo de Deus.

Juízes 7:16
Gideão tinha uma trombeta e foi ela, que usou para conclamar o exército de Israel, para a batalha.

Juízes 15:15
Sansão tinha um osso e com ele feriu mais de mil filisteus.

Neemias 2:1-2
Neemias tinha um copo e com ele, aproximou se do rei e conseguiu permissão para reconstruir Jerusalém.

II Reis 2:08
Elias tinha um manto e com ele abriu caminho no rio Jordão.

I Reis 17:10
A viúva de Sarepta, só tinha um bocado de farinha e uma botija de azeite e com ela, alimentou o homem de Deus e recebeu a multiplicação.

Atos 4:36
Barnabé tinha um terreno, que vendeu para ajudar aos pobres.

Atos 9:36
Dorcas tinha uma agulha, que usou para fazer roupas, para os necessitados.

João 6:9
Um rapaz, tinha cinco pães e dois peixinhos, que serviu para alimentar uma multidão.

E você amado(a), o que têm nas mãos?

Deus te deu algo especial, para cumprir o propósito dele na terra.
Ele te deu algum talento, alguma capacidade, que te dá a chance de fazer história nessa terra.

Que neste ano, você possa dizer como Isaías: “ Eis me aqui Senhor, usa me a mim”.



CUIDADO COM OS TERAFINS

Está escrito... 
4 “Não deves fazer para ti imagem esculpida, nem semelhança de algo que há nos céus em cima, ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. 5 Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las, porque eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração no caso dos que me odeiam”    Êxodo 20:4-5

Essa era uma preocupação de Deus com o seu povo. Os israelitas saíram do Egito, onde haviam centenas de divindades em forma de animais, répteis e peixes que eram adorados pelos egípcios. Agora, estavam caminhando para Canaã, terras habitadas por povos que adoravam tudo, menos o Deus verdadeiro.

Alguém poderá argumentar que isso foi naquele tempo, que hoje não temos esse problema, pelo menos no Ocidente. Será? É verdade, não adoramos “bezerros de ouro”, répteis e aves, mas muitos cristãos tem um santo para cada dia do ano. Eles são cultuados, adorados e invocados. 

Porventura nós não teríamos alguns “terafins”, isto é, deuses do lar, escondidos em algum canto do coração? Nossas vaidades, ídolos da música, do futebol, novelas e dinheiro, por exemplo? Você deve descobrir quais são os seus “terafins” e eu, os meus, e vamos nos desfazer deles o mais depressa possível. Cuidado com os “terafins”!

Os resultados do pecado da idolatria podem alcançar três ou quatro gerações, porque o mau exemplo dos pais pode passar de geração para geração, através dos filhos. Se não houver arrependimento nem mudança de vida, Deus vai alcançá-los e visitá-los na sua maldade. Mas Deus é também amor e faz misericórdia para aqueles que O amam, se arrependem e guardam os Seus mandamentos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

SANTIFICAI-VOS

Um dos grandes obstáculos à santificação é não entender o que é santidade. Pior ainda é ter um conceito errado do que seja santificação. Ser santo não significa ter cara de “peixe morto” ou ter aparência de bonzinho. Ser santo também não é juntar as mãos e parecer uma estátua – isso nada tem a ver com santidade.

Ser santo é estar separado daquilo que não agrada a Deus e viver para Ele. Deus disse ao povo de Israel: “Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus”. Em outras palavras, ser santo significa que pertenço a Deus e que Ele é o meu Senhor. É permitir que Deus me purifique do pecado. É permitir a atuação do seu poder na minha vida de modo que Ele nos dê a vitória sobre a carne (nossa rebeldia contra Deus), sobre o mundo e sobre satanás, de modo que o pecado já não possa nos arrastar para longe de Deus.

Ser santo requer esforço e dedicação. O autor do Livro de Hebreus diz: “Esforcem-se para serem santos. Sem santidade ninguém verá o Senhor.”(He 12:14). Se lutarmos apenas com as nossas próprias forças, jamais conseguiremos. Mas Deus quer nos ajudar, porque o Seu desejo é que sejamos santos como Ele. A santidade também se faz necessária para vermos o Senhor. Sem ela estaremos separados de Deus por toda a eternidade.

A tendência do ser humano sempre é amoldar-se ao padrão deste mundo e de esquecer a vontade de Deus. Para muitos, ela não importa mais. Mas chegará o dia em que estaremos diante do trono de Deus. E ali, naquele momento, cada um de nós será julgado segundo o padrão de Deus. Aí não será levado em conta aquilo que o mundo e o diabo incutiram em nossa mente.

O que você responderia se neste exato momento estivesse parado diante de Deus e Ele lhe perguntasse se você foi santo como Ele é santo?

Ser santo é estar morto para o pecado e vivo para Deus.

KATSBARNEA SHOW - APOCALIPSE NOW

CUIDADO... COM DEUS NÃO SE BRINCA !

AS DESAVENTURAS DO PROFETA JONAS

Está escrito... 
1 E começou a vir a haver a palavra de Jeová para Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 “Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e proclama contra ela que subiu perante mim a maldade deles.”
3 E Jonas foi levantar-se e fugir de diante de Jeová para Társis; e, por fim, tendo descido, [chegou] a Jope e achou um navio que ia para Társis. Pagou, pois, a passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, [fugindo] de diante de Jeová.
4 E o próprio Jeová arremessou um grande vento contra o mar e veio a haver uma grande borrasca no mar; e no que se referia ao navio, estava prestes a naufragar. 5 E os marujos começaram a temer e a clamar por socorro, cada um ao seu deus. E continuaram a arremessar ao mar os objetos que havia no navio, a fim de [o] aliviar deles. Mas o próprio Jonas descera às partes mais recônditas do navio acobertado e foi deitar-se e dormir profundamente. 6 Por fim se chegou a ele o capitão do navio e disse-lhe: “Que é que há contigo, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu deus! Talvez o [verdadeiro] Deus mostre que se importa conosco e não pereçamos.”                                                                   Jonas 1:1-6

Introdução:

O livro de Jonas é uma parábola que descreve a vida do crente acomodado, desobediente e indiferente. Em nossos dias, temos sido envergonhados pela generosidade dos Espíritas; pela dedicação e organização dos Mórmons; pela renúncia à própria vida dos Muçulmanos; pela incansável evangelização das Testemunhas de Jeová; pela insuperável paciência dos Budistas em meditar no nada; pela devoção apaixonada dos Hindus aos deuses mais exóticos.

O livro de Jonas é um livro sobre missões. É um livro que descreve a indiferença do povo de Deus para com o seu chamado, vocação e missão.

Em que sentido Jonas é um modelo do crente indiferente?

I).  Jonas foi indiferente à ordem de Deus.
Qual é a ordem de Deus para sua vida? Qual foi a ordem específica que Deus lhe deu à qual você tem sido indiferente? Onde é que Deus tem lhe enviado? Para onde você está sendo comissionado? Qual é a sua Nínive?

II).  Jonas foi indiferente à advertência de Deus.
Deus já começou a tempestade dele na sua vida? Deus já começou a despedaçar o barco com o qual você pensava em fugir da vontade dele?

III).  Jonas foi indiferente aos esforços dos outros.
Como é que você tem reagido à situação? E você que como Jonas conhece o Deus verdadeiro, está dormindo o sono da indiferença? Quanto de compaixão há nos nossos corações pelas milhares de pessoas que estão morrendo a cada minuto e indo para o inferno?

IV).  Jonas foi indiferente ao destino dos outros.

1) Jonas foi indiferente ao Destino dos que estavam no Barco.

Jonas não estava muito preocupado com o que poderia a acontecer com aqueles que estavam próximos a ele e que estavam sofrendo as conseqüências de sua desobediência a Deus. Quantas pessoas estão ao seu lado remando no meio da tempestade, sofrendo em meio a angústia e o sofrimento, tentando de todas as maneiras evitar que o barco da sua vida afunde e você está dizendo: são incrédulos, o que me importa. Bem feito porque não adoram ao Deus único, vivo e verdadeiro.

2) Jonas Foi indiferente ao destino dos ninivitas.

Jonas tinha uma ordem específica de Deus de levar a mensagem ao povo de Nínive. Povo violento, povo incrédulo, povo cego, povo idólatra, mas objeto da misericórdia de Deus.

Qual é a sua nínive? Teu bairro? Sua cidade? O Sertão? A África? A Índia? Os drogados? Os aidéticos? As prostitutas? Os homossexuais e travestis que estão ocupando as esquinas das nossas cidades? Os órfãos? Os que estão sofrendo nos leitos dos hospitais? A quem Deus lhe enviou?

V).  Jonas foi indiferente ao clamor dos que estavam com ele no Barco.
Ao seu redor e ao redor do mundo, há muitos clamando por salvação, por libertação, consolo, paz. E o que você faz? Dorme? Hoje há clamor no Sertão Nordestino, na Índia das meninas prostituídas pela vontade da família; na China pelas meninas mortas porque são meninas; no Afeganistão pelas mulheres que estão sendo apedrejadas e mutiladas, espoliadas em sua liberdade. Pelos famintos da Somália, da Etiópia. Há um clamor no mundo. Onde você está? Como você está?

VI). Jonas foi indiferente ao seu próprio destino.
Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente. Por causa da sua desobediência você está preste a afundar junto com o barco. Mas você está preferindo morrer a obedecer a Deus. Você está dizendo, jogue-me no mar, sigam a sua vida, não me importa o que venha a acontecer. Estou fugindo de Deus e da sua vontade. Se isso não é possível no porão de um barco, quem sabe no fundo do mar? A dureza do seu coração chegou a esse ponto?

Conclusão:

Apesar da nossa indiferença, Deus não escolheu outros. Ele escolheu a nós. Ele só conta conosco.
Ele está buscando homens e mulheres sensíveis ao destino dos perdidos. 
Ele está buscando você.

terça-feira, 28 de junho de 2011

A PACIÊNCIA DE DEUS

 Se Deus não tivesse sido paciente, permitindo que a pregação se expandisse nos últimos dez, vinte ou mais anos, será que você o teria conhecido? Como somos gratos por ele permitir que mais pessoas ‘alcancem o arrependimento’! Contudo, o grande dia de julgamento por parte de Deus “virá como ladrão”. (2 Ped. 3:9, 10) Por esse motivo, a paciência de Jeová não deve ser encarada como demora em trazer um fim a este sistema de coisas. — Hab. 2:3.
Sinta pena das pessoas
A paciência do Senhor vai bem além da nossa compreensão. Não devemos perder de vista o seu propósito. (Jonas 4:1-4, 11) Jeová vê a situação lamentável da humanidade e sente compaixão pelas pessoas. Jesus também se sente assim. Por ter pena das pessoas a quem pregava, Jesus queria que a obra de evangelização se expandisse para que mais pessoas tivessem a oportunidade de ganhar a vida eterna. — Mat. 9:35-38.
 Não nos compadecemos das pessoas que não conhecem a verdade quando acontecem tragédias e desastres? As pessoas hoje são como “ovelhas sem pastor” quando tentam descobrir o porquê do caos em que o mundo está e procuram conviver com isso. (Mar. 6:34) Quando pregamos as boas novas, não só damos consolo àqueles de coração corretamente disposto mas também demonstramos apreço pela paciência de Deus. — Atos 13:48.
 Nossa obra é urgente
  Também não sabemos quanto tempo ainda vai durar nossa comissão de pregar. Mas Jeová sabe. As boas novas serão pregadas até quando lhe convier, “e então virá o fim”. — Mat. 24:14.
 O tempo que resta é reduzido e o dia de Deus é iminente. (1 Cor. 7:29a; Heb. 10:37) Sem dúvida alguma, “nossa salvação está mais próxima do que quando nos tornamos crentes”. (Rom. 13:11) Que nunca deixemos de compreender o objetivo da paciência divina. Em vez disso, preguemos urgentemente para que mais pessoas sedentas de justiça vivenciem a grandiosa misericórdia de Deus.

DISCUSSÕES


Está Escrito... 
"O homem irritado provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" Prov 15:18

Tá nervoso? Vá pescar! 
Talvez você já tenha lido essa expressão num adesivo de carro ou alguém até já tenha lhe dado esse conselho. Devido a situações, circunstâncias, temperamento ou algumas vezes sem razão aparente passamos por momentos de nervosismo, irritabilidade, impaciência, agressividade e falta de sensibilidade. Esses maus sentimentos e atitudes provocam confusões, discussões, brigas e até mortes. O que fazer para evitá-los?

Você já ouviu falar do perigo que representa uma rachadura no paredão de uma represa? Já imaginou o grande estrago que o estouro da água represada pode causar? É a esse perigo que a discussão é comparada no versículo da leitura de hoje. Seu estrago pode ser muito grande, às vezes irrecuperável. Sabemos que por meio de palavras ditas em momentos de nervosismo quebram-se relacionamentos a até tragédias ocorrem – em casamentos, nas famílias, no trânsito, no convívio entre amigos ou colegas de trabalho.

 Uma discussão pode começar por causa de coisas banais, e é muito difícil controlar-se para que ela não vá adiante, pois sempre achamos que estamos certos, e os outros é que estão errados. Mas será que isso é verdade? Queremos que as pessoas pensem ou façam como nós queremos, e quando isso não acontece, começam os problemas. Se a pessoa não souber dar um basta na discussão, a coisa fica feia.

Em Gálatas 5:22-23 o apóstolo Paulo descreve os frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, amor, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Analisando essas características necessárias ao cristão, vemos que elas servem, e muito, para vencer o nervosismo e evitar as discussões e suas conseqüências. Então, precisamos ser submissos ao Senhor para que Ele desenvolva essas características em nós.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

FECHANDO AS ARESTAS


 
Está escrito...
    “ 11 Finalmente cheguei a Jerusalém e fiquei ali por três dias. 12 Então me levantei de noite, eu e alguns homens comigo, e não informei a nenhum homem o que meu Deus me pôs no coração para fazer por Jerusalém, e não havia comigo nenhum animal doméstico exceto o animal doméstico em que eu cavalgava. 13 E passei a sair de noite pelo Portão do Vale e defronte da Fonte da Cobra Grande, e ao Portão dos Montes de Cinzas, e examinava constantemente as muralhas de Jerusalém, como tinham sido derrocadas e os portões dela tinham sido consumidos pelo fogo. 14 E passei adiante ao Portão da Fonte e ao Reservatório de Água do Rei e não havia ali lugar para o animal doméstico debaixo de mim passar. 15 Mas continuei subindo de noite pelo vale da torrente e prossegui examinando a muralha; depois voltei e entrei pelo Portão do Vale, e assim cheguei de volta.
16 E os próprios delegados governantes não sabiam aonde eu tinha ido e o que estava fazendo; e eu não comunicara ainda nada aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos delegados governantes, nem ao resto dos que faziam a obra. 17 Finalmente, eu lhes disse: “Vós estais vendo os sérios apuros em que estamos, como Jerusalém está devastada e seus portões foram queimados com fogo. Vinde e reconstruamos a muralha de Jerusalém, para que não continuemos mais a ser um vitupério.”             Neemias 2:11-17

1. A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS
Pelo pecado os muros de Jerusalém haviam caído, seus moradores haviam sido levados ao cativeiro, a cidade estava aberta, suas portas estavam queimadas e a cidade estava em vergonha pois seus inimigos estavam de posse da cidade com sua idolatria e seus costumes e o nome de Deus não era glorificado através daquele povo.

Como vivemos e moramos em cidades modernas não avaliamos a importância dos muros, mas na época bíblica a coisa mais importante para um governador era fortalecer sua cidade. Uma cidade murada possuía distinção, e era capaz de defender-se dos inimigos.

2. APLICAÇÃO
O cristão e a igreja precisa estar rodeada de um muro, forte, alto e largo, o muro da separação do mundo, o muro da separação dos costumes do mundo, o muro da separação do espírito do mundo.
 Quando os muros da separação vão abaixo e os princípios do mundo entram, perdemos os marcos de Deus

O casamento se torna leviano, o dia do Senhor passa a ser ignorado, a pregação se torna leve e suave para que o povo não se ofenda, o pecado deixa de ser encarado como uma afronta a Deus, o povo passa a rejeitar os padrões divinos, os jovens passam a fazer de seus corpos atrativos sexuais, abertos a todo tipo de vulgaridade, o padrão de decência passa a ser substituído pela moda.

Por isso, irmãos, o crente tem que estar protegido pelo muro da santidade.
Talvez em nossas vidas nossos muros estejam rachados, e por essas rachaduras já se infiltraram coisas que desagradam a Deus. O que vamos fazer então? Cruzar os braços e ser a vergonha do Evangelho? Ou vamos nos reerguer e reedificar os muros?

quarta-feira, 8 de junho de 2011

VOCÊ TEM CERTEZA?

Quantas vezes acordamos, levantamos da cama, fazemos o que temos que fazer durante o dia e nem sequer agradecemos ao Senhor por estarmos vivos, e pior ainda, muitas vezes achamos que somos infelizes por levar a vida que levamos. 

Você já pensou em quantas pessoas realmente têm motivos para serem infelizes e não são? Quantas crianças passam fome nesse mundo, mas mesmo assim ainda acreditam que há esperança? Quantas pessoas deficientes conseguem fazer coisas que agradam e engrandecem o nome de Deus, e não são infelizes? Você não têm um porquê para dizer que é infeliz. 

Por pior que seja a sua situação, Deus sempre está lutando com você ao teu lado. Tudo o que você está passando agora é passageiro. Deus tem o melhor pra você e ele prometeu que iria te dar. E se Deus promete ele cumpre! Então, se você está ai pensando que é o pior ser da humanidade, que ninguém te ama, que você não tem nenhuma função, você está totalmente enganado!
 
Pois afinal, existe um Alguém que te ama muito, que tem a certeza que você é uma pessoa linda e ainda tem muitos planos para a sua vida. Ajude-o a repassar este amor aos outros que necessitam e precisam dele. Pois nem todos têm a oportunidade que você está tendo agora de poder ler essa mensagem!

terça-feira, 7 de junho de 2011

TREINANDO COM LEÕES E URSOS

 Está escrito...
34 E Davi prosseguiu, dizendo a Saul: “Teu servo tornou-se pastor de seu pai entre o rebanho, e chegou um leão, e também um urso, e [cada um] levou embora um ovídeo da grei. 35 E eu saí atrás dele e o golpeei, e [o] livrei da sua boca. Quando começou a se levantar contra mim, agarrei-o pela sua barba e o golpeei, e o entreguei à morte. 36 Tanto ao leão como ao urso teu servo golpeou; e este filisteu incircunciso terá de tornar-se como um deles, pois escarneceu das fileiras combatentes do Deus vivente.” 37 Davi acrescentou então: “Jeová, que me livrou da pata do leão e da pata do urso, ele é quem me livrará da mão deste filisteu.” Então disse Saul a Davi: “Vai, e que o próprio Jeová mostre estar contigo.” 1 Sam.17:34-37

Introdução:
A gente costuma pensar no Davi que matou Golias. Pregamos sobre isto, meditamos, discorremos, mas pouco falamos que Golias não foi a primeira vitória de Davi. Esta foi a que deu notoriedade, mas antes de chegar a Golias, ele enfrentou algumas situações complexas também, que vou chamar de treinamento. Antes de Golias, Davi matou leões e ursos lá na solidão dos campos. Que lições tiramos desse episódio?

1) Davi teve que aprender que leões e ursos são perigosos.
a) Leões atacam para caçar e matar. É seu instinto ser assassino. Significam inimigos que vivem a espreita para destruir nossas vidas. Atacam por instinto, por natureza má mesmo.
b) O urso ataca para defender o seu território. Quando Davi ia com o rebanho para algum lugar, primeiro ele tinha que ir nas cavernas daquela região para se assegurar que não haviam ursos. Caso houvessem,  era necessário matá-los, pois senão os ursos viriam contra o rebanho.
c) Antes de conquistar um território (casa, emprego, relacionamento, ministério...), é preciso matar os ursos que existam naquela região, defendendo-a.

2) Davi teve que entender que leões e ursos são batalhas solitárias a se vencer.
No campo não tem holofotes, nem aplausos, nem torcida, nem incentivo. Campo é anonimato, solidão. Só temos Deus como companheiro e uma harpa para salmodiarmos, aleluia!!! Ele poderia pensar: “Não tem ninguém aqui olhando... Deixa esse leão levar a ovelha embora, afinal, são tantas, uma não fará falta. Mas ele foi de encontro ao leão, o feriu (certamente com uma funda) e o matou. Da mesma forma como faria com o gigante mais tarde.

3) Davi teve que aprender que experiências solitárias devem ser contadas no momento certo.
Só vemos Davi relatando a morte de leões e ursos a Saul. Nem seu pai (para não provocar falsas expectativas), nem seus irmãos (para não provocar ciúmes e nem parecer gabola) sabiam disso. Contou apenas ao rei Saul para convencê-lo de seu curriculum. Cuidado a quem você conta suas experiências espirituais. Nem sempre será entendido.

4) Davi teve que aprender que não se muda armas dependendo do inimigo.
 Ele não quis a armadura de Saul. Preferiu as suas próprias (cajado, funda e pedras) que eram frágeis aparentemente, mas havia dado certo com leões e ursos. Por que não poderia dar certo com gigantes? Tem pessoas que são simples e humildes quando estão no anonimato, porém quando chega a honra de Deus, mudam seu comportamento. Continue usando a arma que Deus te outorgou.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

VOCÊ PODE SOBREVIVER A TEMPESTADES.

NESTES tempos críticos, muitos estão enfrentando dificuldades comparáveis a tempestade. No entanto, para os cristãos, o amor a Deus e a lealdade aos Seus princípios os ajudam a lidar com tais dificuldades. Como? Pode-se encontrar a resposta numa ilustração contada por Jesus Cristo. Ele comparou seus discípulos obedientes a “um homem discreto [sensato], que construiu a sua casa sobre a rocha”. Jesus disse: “Caiu a chuva, e vieram as inundações, e sopraram os ventos e açoitaram a casa, mas ela não se desmoronou, pois tinha sido fundada na rocha.” — Mateus 7:24, 25.
Note que, embora o homem da ilustração seja sensato, ele ainda assim passa por dificuldades — representadas pela chuva, pelas inundações e pelos ventos destrutivos. Portanto, Jesus não disse que seus discípulos se livrariam de todas as dificuldades e teriam uma vida só de paz e tranqüilidade. (Salmo 34:19; Tiago 4:13-15) Mas ele disse que os servos fiéis de Deus podem se preparar para essas dificuldades e crises tempestuosas e lidar com elas.
Jesus começou a ilustração por dizer o seguinte: “Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem discreto, que construiu a sua casa sobre a rocha.” É claro que Jesus estava falando, não sobre construir casas literais, mas sobre construir vidas. Os que acatam as palavras de Cristo usam de discernimento e mostram bom critério. Constroem suas motivações e ações sobre a rocha sólida dos ensinos de Cristo por colocar em prática o que aprendem. É interessante que essa rocha sólida não é encontrada na superfície, mas exige esforço para cavar e ‘descer fundo’ até encontrá-la. (Lucas 6:48) Os discípulos de Jesus continuam a se esforçar muito para cultivar qualidades permanentes que os acheguem mais a Deus. — Mateus 5:5-7; 6:33.
O que acontece quando dificuldades comparáveis a tempestade testam a resistência do alicerce cristão dos que seguem a Cristo? A pronta obediência aos ensinos dele e as qualidades cristãs mostram ser fontes inabaláveis de força durante tais dificuldades e, por fim, mostrarão ser durante a tempestade do Armagedom que se aproxima. (Mateus 5:10-12; [Apocalipse] 16:15, 16) De fato, por seguir os ensinos de Cristo, muitos estão conseguindo sobreviver a dificuldades comparáveis a tempestade. Você pode fazer o mesmo. —1 Pedro 2:21-23.

domingo, 5 de junho de 2011

COMO UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO

Está escrito...
Jeremias - 18 - 1 : 6 e 19:1, 10-11
 
      Introdução          
Deus ainda está trabalhando conosco. Ele ainda não desistiu de você. Apesar das suas falhas e imperfeições, o Senhor pode transformar a sua vida. Há um episódio bíblico em que vemos o Senhor dizendo isso para o rebelde povo de Israel. Isso se aplica a você hoje.

Então Deus manda que Jeremias vá até onde o oleiro está fabricando vasos e fique o observando o seu trabalho. Jeremias descobre que há duas fases na existência de um vaso. Primeiro existe o tempo em que ainda há esperanças para o vaso. Depois, o tempo em que não há mais esperanças para o vaso. Vamos falar sobre esse primeiro tempo.

1) Quando ainda há esperança para o vaso
Jeremias fica observando o homem trabalhar. Ele coloca o barro sobre a roda e começa o seu trabalho. Mas em um determinado momento o vaso parece não sair bem do jeito que o oleiro queria. Então ele desfaz o vaso e começa tudo de novo. A mensagem era clara "Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!"

O mais interessante é que o oleiro não joga fora o barro que estava em suas mãos e que não estava saindo direito. Ele pega aquele mesmo vaso e faz outro melhor. Por que? O processo de se fazer um vaso é longo, trabalhoso, cuidadoso. 
O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar que podem enfraquecer o vaso na hora de passar pelo forno, na hora em que ele for utilizado como panela, por exemplo. 
Então o oleiro não quer jogar fora todo o trabalho que já teve. Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar você.

Há, contudo, uma ocasião em que as coisas mudam de figura: Vamos ver...

2) Quando não há mais esperança para o vaso
Um capítulo depois daquela promessa de renovação para o povo de Israel, há algo terrível. O povo que deveria ser chamado pelo nome Deus não ouviu o recado do Senhor, não deixou que o Senhor os moldasse, não se submeteu à vontade d'Ele. 
Novamente o Senhor manda que seja usado o produto do trabalho do oleiro: um vaso. Ele manda que Jeremias compre um vaso do oleiro, um vaso pronto. A ordem é levar os líderes do povo junto com ele para um lugar determinado e quebrar o vaso diante deles. A idéia da mensagem agora é: "Vocês saíram das minhas mãos, 'endureceram' e agora são como um vaso que se quebra. Pode ser restaurado? Não, porque já não se deixam mais moldar por minhas mãos".
Isso deve ser um recado de Deus para nós hoje. Aquele que se endurece, que não é mais maleável às mãos do Senhor, não tem mais esperança de ser usado, de ter utilidade, propósito nas mãos de Deus.