DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

domingo, 31 de julho de 2011

O CAMINHO DE DEUS.


Está escrito... 

“Não deixe de ler as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” Josué 1:8

Quem tem um mínimo de organização, ao menos no início de cada período da vida avalia o passado e estabelece alvos futuros, que podem envolver emprego, casamento, igreja, família, etc. Muitos são os alvos, mas o objetivo é um só: alcançá-los! O verso de hoje aponta para isso.

Josué estava assumindo a direção da nação e tinha como alvo levar o povo para a Terra Prometida. Certamente ele tremia nas bases, pois sabia que não era capacitado para tão grande tarefa.

Porém ele chegou ao sucesso pelo caminho que Deus lhe mostrou. Creio que assim como Josué, nós também seremos bem sucedidos se formos por esse caminho. Então, atentemos para os passos que Deus apontou a Josué, para aplicá-los às nossas vidas.

Primeiramente Deus mostrou a Josué que o caminho passa pela leitura de Sua Palavra. Diante disso, Josué poderia ter perguntado: Será que é mesmo este o caminho? Tenho uma obra tremenda pela frente – posso dar-me ao luxo de parar para ler? Ele não só podia, como devia.

O segundo passo apontado foi o da meditação. Josué, apesar de muito atarefado, não deveria apenas ler rapidamente, mas também meditar. Todos nós devemos meditar e procurar saber qual é a vontade de Deus para as nossas vidas.

Já o terceiro passo chamou a atenção para a prática. De nada adiantaria Josué ler e meditar se não praticasse. A Palavra de Deus é para ser praticada sempre e em qualquer lugar. Não há coerência em ler, meditar, mas não praticar!

Como bem sabemos, Josué atingiu seu objetivo. Ele levou o povo à Terra Prometida, seguindo o caminho traçado por Deus. Ele chegou lá e venceu! Se você já tem os alvos traçados e também deseja vencer, siga pelo caminho apontado por Deus.

Esse método não falhou com Josué e, com certeza, não falhará com você.


sábado, 30 de julho de 2011

CONHECE ?


Está escrito...

Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos, mas o outro cesto tinha figos muito maus que não se podiam comer, de maus que eram. E disse-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: figos. Os figos bons, muito bons, e os maus, muito maus, que não se podem comer, de maus que são.” Jer 24:2-3

Uns conhecem música, outros informática. Uns jogam futebol, outros gostam de pescar. Quanto maior for o envolvimento com alguma coisa, maior será o conhecimento sobre ela. Quanto maior o nosso amor por algo, mais nos dedicamos àquilo e maior será nosso esforço na busca de conhecê-lo mais e mais. 

Por exemplo, um turista numa praia e um marinheiro conhecem o mar, mas o conhecimento do marinheiro, que todos os dias navega mar adentro, é muito superior ao daquele turista que passou apenas uma semana perto do mar
O que estamos buscando conhecer em nossa vida? 

Mais do que qualquer coisa, o Deus infinito tem muito para ser conhecido. E só o conhecemos porque Ele quis assim.

Nesse texto de hoje, Deus mostra a Jeremias dois cestos de figos. Um, continha figos muito bons, o outro, ruins e intragáveis, que representavam dois tios de pessoas.

Os bons, aqueles que Deus iria recuperar com o exílio. Os ruins, as pessoas que não se submetem à Deus. A diferença básica dessas pessoas está no conhecimento que elas têm de Deus, ou seja, na sua intimidade com Ele. 

Os figos bons são as pessoas às quais Deus dá um coração capaz de conhecê-lo. Deus mesmo nos oferece e fornece a capacidade de conhecê-lo e de entender a sua vontade. Por isso, temos de pedir-Lhe esse conhecimento – como diz o salmista: “Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, ensina-me as Tuas veredas”.

 E assim que começamos a conhecer a Deus, precisamos esforçar-nos em avançar para conhecê-Lo cada vez mais, fazendo dessa busca o grande projeto de nossa vida. Um conhecimento que desperta a sede de conhecer mais e mais para que sejamos como os figos bons do cesto – úteis e agradáveis. 

Na verdade, podemos ser mais que figos. Podemos ser melancias.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

A BÍBLIA PERDIDA NA CASA DO SENHOR.


Está escrito... 

 “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.” 2 Rs 22:8

 Lemos neste relato, algo que nunca poderia ter acontecido no meio do povo de Deus.  A Escritura Sagrada havia sido perdida e os governantes faziam o que lhes dava na cabeça. O povo se comportava como determinavam os seus líderes.
 Uma Bíblia perdida na casa do Senhor tinha algumas implicações sérias na vida do povo Judeu:
1 - ERA SINAL DE QUE NÃO ESTAVA SENDO LIDA E REFLETIDA PELO POVO DAQUELA E DAS GERAÇÕES ANTERIORES
 Toda vez que a Igreja ou uma pessoa deixa de lado as Escrituras, as conseqüências mais dolorosas acontecem. Também hoje, a Bíblia tem estado perdida na vida de muitas pessoas que a têm apenas como enfeite de estantes. Por isso vemos a tão baixa qualidade de crentes por causa do pequeno número de pessoas que a lêem, estudam e nela meditam.

2 - ERA SINAL DE QUE A VERDADEIRA ADORAÇÃO HAVIA DADO LUGAR A OUTROS DEUSES EM LUGAR DO DEUS VIVO
 Naquele tempo, quando o Livro da Lei estava perdido na Casa do Senhor, em Jerusalém, o Culto ao Deus vivo havia substituído pelo culto a Baal, Astarote, Milcom-Moloque e tantos deuses da terra. Basta lermos o livro de Reis e vermos esta situação caótica. As pessoas sacrificavam seus filhos jogando criancinhas inocentes na boca de Moloque que era uma estátua de bronze, oca e cheia de fogo. Havia pompa na liturgia do culto em Jerusalém: coral de levitas, tamboris, pandeiros, címbalos, etc., mas nenhuma leitura, nenhum estudo, nenhuma meditação em torno da Palavra de Deus.

3 - A RECUPERAÇÀO DA PALAVRA DE DEUS DEU ORIGEM A UM GLORIOSO REAVIVAMENTO.
 Depois que Josias tomou conhecimento do que Deus determinava em Sua Palavra fez uma devassa enorme: derrubou os postes-ídolos, tirou fora as estátuas dos deuses de outros povos, acabou com os prostitutos cultuais, matou os falsos sacerdotes e eliminou o espiritismo exercido por médiuns, adivinhadores e similares.
 E acima de tudo, restaurou e celebrou a Páscoa do Senhor o maravilhoso símbolo da aliança do Povo de Israel.

CONCLUSÃO
O que você tem colocado no lugar do Deus vivo? Onde está a tua Bíblia: numa prateleira ou no seu coração?


quinta-feira, 28 de julho de 2011

NÃO FUJA DE DEUS.


Está escrito... 

“Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que nem sei falar, porque sou apenas uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque onde quer que eu te enviar, irás. E tudo quanto te mandar, dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.” Jer 1:5-8

Sem dúvida alguma, essa convocação de Jeremias foi uma das mais impactantes que alguém possa ter recebido. Aparentemente ele era quase uma criança, e a sua escolha havia sido feita antes mesmo de ele nascer.

Saiba você também que Deus já tinha um propósito para a sua vida antes mesmo de você ter nascido neste mundo.

Contudo, no ambiente em que Jeremias vivia, alguém, que fosse chamado para ser profeta precisava estar disposto até a ser perseguido e morto, dependendo das circunstâncias. Foi por isso que o jovem Jeremias se sentiu muito temeroso e tentou livrar-se da responsabilidade alegando que não tinha idade suficiente.

Observamos também que a incumbência dada por Deus a Jeremias foi extraordinariamente grande. Ele não só deveria falar em nome do próprio Deus, como estaria investido de ampla autoridade tanto para destruir como para construir e restaurar.

Como será que nós reagiríamos se Deus nos impusesse um encargo como esse de Jeremias? Imagino que não seria muito diferente daquela do profeta, e com boas razões. O próprio Jeremias, tal como muitos outros servos de Deus, passou por situações bem críticas. No entanto, seja qual for o chamado e a tarefa a cumprir, a mesma promessa dada por Deus a Jeremias também vale para nós. Deus não abandona quem ele chama, mas o acompanha onde quer que estiver.

Talvez a sua situação nem seja tão difícil como a do profeta Jeremias, mas seja qual for, a dependência do Senhor sempre será necessária e ele assegura que conduzirá você através de toda e qualquer situação, dizendo: “não tenha medo!” 

Portanto, confie em Deus e vá pelo caminho que Ele indicar!