DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

terça-feira, 15 de novembro de 2011

COMO EVITAR UM ATAQUE CARDÍACO ESPIRITUAL...

Um atleta de renome internacional, no pleno controle das suas habilidades e aparentemente em excelentes condições físicas, teve um colapso repentino durante um treinamento e morreu. Ele tinha apenas 28 anos de idade. Que tragédia! E qual foi a causa? Um ataque cardíaco. Informou-se que o seu falecimento foi totalmente inesperado, porque não havia nenhum indício de que ele tivesse uma doença cardíaca. No entanto, exames revelaram que ele tinha o coração dilatado e artérias coronárias gravemente obstruídas. 

EMBORA possa parecer que muitos ataques cardíacos ocorram sem aviso, autoridades médicas dizem que isso se dá raras vezes. A verdade é que muitas vezes nem se presta atenção a sinais de aviso e fatores contribuintes, tais como falta de ar, excesso de peso e dores no peito. Em resultado disso, mesmo que um ataque cardíaco não seja fatal, muitas vítimas sofrem graves seqüelas pelo resto da vida.

Atualmente, o consenso médico é que a prevenção dum ataque cardíaco requer constante vigilância na alimentação e no estilo de vida, bem como exames médicos regulares. Essas medidas, junto com a disposição de fazer mudanças quando necessárias, contribuirão muito para poupar a pessoa dos efeitos trágicos dum ataque cardíaco.

No entanto, há outro aspecto de nosso coração que merece ainda mais atenção. “Mais do que qualquer outra coisa a ser guardada, resguarda teu coração”, adverte a Bíblia, “pois dele procedem as fontes da vida”. (Provérbios 4:23) Este texto, naturalmente, se refere principalmente ao coração figurativo. A vigilância é necessária para protegermos nosso coração físico, mas é ainda mais importante continuarmos atentos, se quisermos proteger nosso coração figurativo contra doenças que podem causar a morte espiritual. 

A anatomia dum ataque cardíaco figurativo 

Assim como no caso duma doença cardíaca literal, uma das maneiras mais seguras de prevenir um ataque cardíaco, em sentido espiritual, é informar-se das causas e então tomar medidas para fazer algo a respeito. Portanto, examinemos alguns dos fatores básicos que contribuem para causar problemas ao coração — literal e figurativo. 

Dieta. Alguns alimentos, embora saborosos, são de pouco ou nenhum benefício para a saúde. De modo similar, é fácil alimentar a mente com coisas que são atraentes aos sentidos, mas prejudiciais à saúde espiritual. A mídia promove astutamente uma profusão de matéria que destaca sexo ilícito e drogas, violência e ocultismo. Nutrir a mente com tal alimento é mortífero para o coração figurativo. A Palavra de Deus adverte: “Tudo o que há no mundo — o desejo da carne, e o desejo dos olhos, e a ostentação dos meios de vida da pessoa — não se origina do Pai, mas origina-se do mundo. Outrossim, o mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” — 1 João 2:16, 17.

Alimentos saudáveis, como frutas e verduras, não agradam muito aos viciados em alimentos pouco nutritivos. Do mesmo modo, o alimento espiritual saudável e de boa qualidade talvez agrade pouco a alguém acostumado a alimentar a mente e o coração com o que o mundo tem a oferecer. Por algum tempo, a pessoa talvez subsista com o “leite” da Palavra de Deus. (Hebreus 5:13) Em longo prazo, porém, não desenvolverá a madureza espiritual necessária para assumir suas responsabilidades espirituais, básicas, na congregação e no ministério cristãos. (Mateus 24:14; 28:19; Hebreus 10:24, 25) Alguns que estavam nesta situação deixaram a força espiritual diminuir a ponto de se tornarem cristãos inativos ou não praticantes.

Outro perigo é que a aparência externa pode ser enganosa. O cumprimento mecânico dos deveres cristãos pode encobrir a crescente fragilidade dum coração figurativo, enfraquecido pelo empenho secreto em filosofias materialistas ou entretenimento que destaca a imoralidade, a violência ou o ocultismo. Tal alimentação espiritual deficiente pode parecer ter pouco efeito sobre a espiritualidade da pessoa, mas pode paralisar o coração figurativo, assim como uma alimentação deficiente pode endurecer as artérias e danificar o coração literal. Jesus advertiu contra deixar que desejos impróprios penetrem no coração. Ele disse: “Todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.” (Mateus 5:28) Deveras, a alimentação espiritual deficiente pode causar um ataque cardíaco espiritual. No entanto, há outros fatores a considerar. 

Exercícios. É bem conhecido que uma vida sedentária pode contribuir para ataques do coração literal. De modo similar, um modo de vida espiritualmente sedentário pode ter sérias conseqüências. Por exemplo, assiste a algumas reuniões cristãs, mas faz pouco no sentido de se preparar ou participar nelas. Não tem objetivos espirituais, nem anelo ou entusiasmo por coisas espirituais. A falta de exercício espiritual por fim enfraquecerá e até mesmo amortecerá a fé que ele possa ter tido antes. (Tiago 2:26) 

Estresse. Outra causa principal de ataques do coração literal é o estresse excessivo. De modo similar, o estresse, ou “as ansiedades da vida”, pode facilmente mostrar-se fatal para o coração figurativo, até mesmo induzindo a vítima a deixar de servir a Deus totalmente. A advertência de Jesus neste respeito é oportuna: “Prestai atenção a vós mesmos, para que os vossos corações nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imoderação no beber, e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vós instantaneamente como um laço.” (Lucas 21:34, 35) 

Excesso de confiança. Muitas vítimas dum ataque cardíaco confiavam bastante na sua condição física antes do ataque cardíaco. Muitas vezes, exames médicos de rotina eram desconsiderados ou mesmo rejeitados como totalmente desnecessários. De modo similar, alguns talvez achem que, por serem cristãos já por algum tempo, nada pode acontecer a eles. Talvez negligenciem a auto-análise espiritual, até serem atingidos por uma catástrofe. É vital lembrar-se do bom conselho contra o excesso de confiança, dado pelo apóstolo Paulo: “Quem pensa estar de pé, acautele-se para que não caia.” É sábio reconhecer que temos uma natureza imperfeita e que de vez em quando temos de fazer uma auto-análise espiritual. — 1 Coríntios 10:12; Provérbios 28:14. 

Não desconsidere os sinais de aviso 

É com bons motivos que as Escrituras dão tanta importância à condição do coração figurativo. Mas, além de Jeová examinar o nosso coração, ele também faz provisões amorosas para nos ajudar a fazer o necessário auto-exame.

Recebemos lembretes oportunos por meio da congregação (Mateus 24:45). Por exemplo, uma das principais maneiras de nosso coração figurativo nos enganar é fazer com que nos entreguemos a fantasias mundanas. Estas são ilusões, sonhos e devaneios de uma mente ociosa e podem tornar-se muito prejudiciais, especialmente quando suscitam pensamentos impuros. Por isso, temos de rejeitá-las totalmente.

Além disso, temos a ajuda de amorosos pastores na congregação cristã. Embora certamente se aprecie a preocupação de outros com o nosso coração figurativo, em última análise, a responsabilidade de cuidar dele recai sobre cada um de nós pessoalmente. Cabe a nós, individualmente, ‘certificar-nos de todas as coisas’ e ‘persistir em examinar se estamos na fé’. — 1 Tessalonicenses 5:21; 2 Coríntios 13:5. 

Proteja o coração 

O princípio bíblico, de “o que o homem semear, isso também ceifará”, aplica-se também à saúde do coração figurativo. (Gálatas 6:7) Muitas vezes acontece que, aquilo que parece ser um desastre espiritual repentino, é, na realidade, o resultado de uma longa história secreta de envolvimento em atividades espiritualmente prejudiciais, tais como ver pornografia, preocupar-se excessivamente com coisas materiais ou buscar destaque ou poder.

Portanto, para proteger o coração, é essencial que cuide de sua alimentação espiritual. Nutra a mente e o coração com a Palavra de Deus, evitando as coisas imprestáveis, tão facilmente disponíveis e atraentes para a carne, mas que só tornam insensível o coração figurativo.

Deveras, treinar-nos e exercitar-nos na devoção piedosa garantirá que tenhamos um coração figurativo saudável e forte. Por cuidarmos atentamente de nossa alimentação espiritual, não permitiremos que os modos e os pensamentos destrutivos deste mundo causem dano à nossa espiritualidade. Acima de tudo, por aceitarmos as provisões de Jeová por meio da sua organização, submetamo-nos regularmente a exames de nosso coração figurativo. Fazermos isso diligentemente contribuirá muito para evitar as lastimáveis conseqüências dum ataque cardíaco espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário