DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

domingo, 13 de novembro de 2011

EXISTE UM SEGREDO PARA UMA FAMÍLIA FELIZ.


Está escrito..
"Ou, qual mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." Lucas 15:8-10 

Não seria este o sonho de muitos aqui, nesta noite ?

Não estou falando de encontrar dinheiro. Estou falando de ter a casa em festa ! Estou falando de uma casa que mantém seus valores e que não deixa para trás nada de importante.

Neste texto, a alegria é notória e contagiante. É a alegria do encontro, da suficiência e da realização. Esta alegria opõe-se ao caos, à dor e à tragédia. É alegria que empurra o desespero para longe. É alegria que expulsa a tristeza.

Uma das coisas mais importantes para mim, neste texto, é que, aqui, encontramos alegria transbordante no lugar onde mais precisamos vê-la transbordar: em casa.
O que vc precisa fazer para ter uma família feliz???

Alguns lares não podem festejar  porque se encontram debaixo de tragédias e destruição ou, então, empobrecidos. Por isso, a primeira coisa que quero dizer é:

1 - A tragédia, dentro do lar, começa quando perdemos alguns valores
Amor, Harmonia, Companheirismo, Respeito, Diálogo, Carinho, Afeto, Alegria, Paz, Vida Espiritual, Fidelidade, Honra, Reputação, Dignidade ...

O texto diz que a mulher possuía dez dracmas e não sabemos como ela perdeu uma. Aquele dinheiro iria sustentar a casa, comprar o necessário, mas agora uma moeda de valor estava perdida. O texto diz que havia dez dracmas; a mulher perdeu apenas uma, mas foi o suficiente para ela se colocar numa busca desesperada. E um detalhe que enriquece nosso conhecimento é que esta moeda era uma das que tinham o menor valor da época

Assim como no lar daquela mulher, algo de valor foi perdido. Talvez em sua casa, também se perderam alguns valores. Talvez você possa achar que os valores perdidos sejam coisas pequenas demais para "se perder tempo" falando, buscando, tentando reviver. Cuidado ! Um grande incêndio começa com uma pequena faísca. Olhe o exemplo dos animais da floresta que queriam derrubar uma árvore mas não conseguiam, Todos tentaram em vão, até que os cupins pediram o prazo de seis meses para derrubarem aquela árvore sozinhos. Depois do prazo, os animais voltaram e encontraram a árvore, outrora imponente, deitada no chão.

Eu sei que você sabe, mas, às vezes, nos esquecemos que, em nosso lar, existem certos valores que não podem ser perdidos. Caso contrário, o lar vai ficando cada vez mais pobre e vulnerável à destruição.

2 - Confira os valores do seu lar e veja se algum foi perdido
Somente uma procura honesta pode identificar os valores perdidos de nosso lar. E somente uma conscientização do Espírito Santo nos fará ver que, qualquer que seja o valor perdido, nos fará falta. Não negligencie seu lar e não o exponha a riscos. Abra seu coração e permita que Deus lhe mostre a realidade de seu lar ... Talvez, ela seja mais pobre do que você imagina.

1 - Decida ser o herói da sua casa
Não é o pastor que dará jeito na sua casa, embora reconheço que, às vezes, ele pode ajudar. Não será a vizinhança, nem os amigos dos seus filhos, mas alguém, lá de dentro do lar, que esteja disposto a pagar o preço. Veja o texto: " ...eu perdi ...”, “ ... eu achei ..." : os verbos estão na 1ª pessoa do singular, o que significa que, se em minha casa algum valor foi perdido, eu devo procurar e, se foi na sua casa, você deve procurar e desejar encontrá-lo, mais do que qualquer um.

Você quer que alguma coisa seja restaurada em seu lar ? Quer que algum valor seja encontrado ? Então, decida você mesmo ser a pessoa usada por Deus para esta missão. E não venha com a história de que "santo de casa não faz milagre" porque, na Bíblia, está cheio de exemplos de pessoas que abençoaram seus lares.

2 - Valorize os pequenos detalhes
A mulher tinha dez dracmas e perdeu apenas uma. Numa matemática simples, ainda havia nove. Mas, antes de perder a segunda, a terceira, a quarta ... ela parou para "costurar a carteira". Parou para correr atrás do prejuízo.

É também verdade que nenhum casamento chega ao fim, de uma hora para outra, sem motivos. Também não é por falta de um "bom dia", que a coisa acaba. Mas, pequenos hábitos repetidos e enxertados no relacionamento vão desencadear em brigas, desconfiança, amarguras e, por fim, no fim. Cuidado com os pequenos detalhes.

3 - Não aceite a perda de alguns valores como natural
Diz o texto que a mulher procurou a moeda perdida. Ela não se sentou na cadeira do fatalismo e nem filosofou dizendo que "a vida é assim mesmo", que “todos os homens são iguais" ou que, "no casamento, não dá para fugir da rotina". Ela foi à luta. Se valores no seu lar foram perdidos, isso não é normal.

4 - Humilhe-se e trabalhe para fazer mudanças
A Bíblia diz que a mulher, para achar a dracma perdida, "varreu a casa". Quem sabe, não é disso que sua casa precisa: dê uma varrida em sua boca para produzir novas palavras, uma varrida em seu tempo para poder dedicar-se mais ao seu cônjuge e aos filhos ou, quem sabe, até para Deus ! Uma varrida em sua arrogância, para passar a servir aos que estão debaixo do mesmo teto.  De vez em quando, troque de lugar com sua esposa ou com seu marido ou com seus filhos. Talvez, assim você enxergue melhor as necessidades deles.

5 - Seja diligente
Encarne este propósito. Seja obcecado por isso. Tenha como meta ter um lar dentro dos padrões de Deus. Não desista. A mulher do nosso texto procurou "até encontrar". Vale a pena!

6 - Antes de tudo, acenda a candeia
Isto foi a primeira coisa que a mulher fez. No escuro, fica impossível procurar alguma coisa. Jesus disse "eu sou a luz do mundo". Um relacionamento sério com Jesus ilumina nossa história, nossa vida, nossa casa e é a base para podermos encontrar as dracmas perdidas.

Eu pergunto: foi em sua casa que se perderam dracmas? Oremos Àquele que pode nos ajudar a mudar o rumo de nosso lar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário