DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

quinta-feira, 30 de junho de 2011

APRENDENDO COM EZEQUIAS A VENCER DESAFIOS

Está escrito...
"Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal: e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos." 
Isaías 38: 1-5

Um dia Ezequias recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal.

Deus mesmo mandou que o profeta Isaías fosse dizer ao rei Ezequias: "Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará".

Escute isto, especialmente você que vem encarando o maior problema já surgido em sua vida até hoje: o seu desafio é desse tamanho? 

Quem disse que você não se recuperará?

Mas mesmo que você tenha dito estas palavras: "não vou me recuperar", acredite, pela experiência de Ezequias, Deus revela que você pode se recuperar SIM!

Mas, ainda assim, mesmo que o próprio Deus lhe tenha dito "você não se recuperará", amado, confia: o Deus que pronunciou estas palavras é Deus misericordioso, é Deus compassivo... Seu coração é sensível... A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem.

Então, convido você a aprender com Ezequias a vencer desafios.

1. CRER QUE A ORAÇÃO PODE MUDAR AS COISAS
Ezequias acreditava no poder da oração! ...lemos no v.2: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor".
Se quando recebe notícia ruim, você perde a cabeça, aprenda isto que lemos aqui no v.2: Ezequias virou o rosto para a parede e orou...

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração... porque acreditava que a oração pode mudar as coisas.
Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.
Às vezes é isto que nos falta fazer para conquistar milagres... Temos um desafio sério na vida, temos um problema a ser resolvido, temos uma situação desesperadora em casa, mas não fazemos oração!

Amado, é a oração que proporciona mudanças... ela é um instrumento poderoso; Por isso que sempre onde há oração, sempre haverá manifestação do poder de Deus!

Oh! nós precisamos crer que a oração não tem limites! A Bíblia diz que a oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder, muito poder, muito poder!

...agora, para vencer desafios, em segundo lugar, aprenda o seguinte com Ezequias, que:

2. UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS É UM BOM ARGUMENTO
Lemos no v.3 que o primeiro argumento que o rei Ezequias lançou mão, em sua oração, foi esse: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade".
Ezequias está dizendo a Deus: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra?"
Isso significa que este homem, o rei Ezequias, ele tinha um compromisso com Deus e era sincero.

Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem quando ele é hipócrita, fingido, falso.
Há muita gente orando, muita gente fazendo oração, mas que não é gente sincera... é gente que ama a Deus só de fachada... que serve a Deus só na aparência... que obedece a Deus só pela metade... Deus não tem prazer em ouvir essa oração...

Por isso, amado, se você quer alcançar o favor de Deus, se você quer vencer os maiores desafios existentes em sua vida, você precisa andar em sinceridade, como fez Ezequias: ele tinha uma vida sincera diante de Deus.

...em terceiro lugar, para vencer seus desafios, aprenda mais isto com Ezequias; que:

3. UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR É OUTRO GRANDE ARGUMENTO
Porque nesse v.3 lemos isto: "tenho feito o que tu aprovas". Já imaginou? ...o segundo motivo que Ezequias apresenta, para convencer a Deus, é esse: "fiz o que o Senhor aprova... fiz o que era reto aos teus olhos... fiz o máximo para obedecer ao Senhor".

Isso quer dizer que este homem, Ezequias, ele obedecia... ele andava na orientação de Deus.

Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos.
Mas, amado, o compromisso de Deus é com aqueles que fazem o que é reto "aos seus olhos"... é com estes que Deus tem aliança: com os que fazem o que é reto diante dEle!

Se você faz o que o Deus aprova, você será ajudado... você vencerá os desafios... você experimentará o que Ezequias experimentou... ele disse, Senhor "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse". E tomou a Deus por testemunha, dizendo: "O Senhor viu?... o Senhor lembra?"

E Deus disse pra ele: "É verdade... você me convenceu; vou deixa-lo viver por mais 15 anos!
Essa história do rei Ezequias mostra que Deus fará o que o homem quiser, quando esse homem fizer o que Deus quer.

...finalmente, como Ezequias, você também precisa fazer isto:

4. BUSCAR A DEUS COM INTENSIDADE E SE EXPÔR DIANTE DELE
O v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.
É por isto, que aqui no v.5, Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas".

Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente as nossas emoções, os nossos sentimentos, diante dEle.
 

Mas há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus.
Querem servi-lO apenas no nível da razão, como religiosos, cheios de regras e etiquetas... Não são esses os que alcançam milagres.

Lemos no v.3 que o rei Ezequias chorou...
Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus...

Quer vencer os desafios da vida? ...seja natural diante de Deus.
Talvez você precise aprender a chorar como Ezequias, diante do Senhor, pois chore, humilhe-se diante d'Ele, busque a Deus com intensidade, se exponha sem reservas...
Ezequias no seu traje de rei, não se conteve, encostou o cetro real de lado, tirou a coroa da cabeça, pôs no chão (isso é imaginação minha)... e chorou diante de Deus, como uma pessoa no seu natural...

Conclusão
Então, qual tem sido o maior desafio em sua vida? ...o que tem sido hoje, o seu maior problema?
Quer vencê-lo? Quer mudar a situação?

Há uma maneira de mudar... há uma maneira de vencer desafios: aqueles que buscam a Deus e recebem Jesus em seu coração tem o decreto de morte cancelado, como aconteceu com Ezequias.

Você quer mudar de vida?
1. Creia que a oração pode mudar as coisas;
2. Seja sincero, porque a vida sincera diante de Deus é um grande argumento;
3. Seja obediente, porque a vida de obediência a Deus é outro grande argumento;
4. E, finalmente, busque a Deus com intensidade, se exponha diante dEle.





Um comentário: