DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

quarta-feira, 15 de junho de 2011

FECHANDO AS ARESTAS


 
Está escrito...
    “ 11 Finalmente cheguei a Jerusalém e fiquei ali por três dias. 12 Então me levantei de noite, eu e alguns homens comigo, e não informei a nenhum homem o que meu Deus me pôs no coração para fazer por Jerusalém, e não havia comigo nenhum animal doméstico exceto o animal doméstico em que eu cavalgava. 13 E passei a sair de noite pelo Portão do Vale e defronte da Fonte da Cobra Grande, e ao Portão dos Montes de Cinzas, e examinava constantemente as muralhas de Jerusalém, como tinham sido derrocadas e os portões dela tinham sido consumidos pelo fogo. 14 E passei adiante ao Portão da Fonte e ao Reservatório de Água do Rei e não havia ali lugar para o animal doméstico debaixo de mim passar. 15 Mas continuei subindo de noite pelo vale da torrente e prossegui examinando a muralha; depois voltei e entrei pelo Portão do Vale, e assim cheguei de volta.
16 E os próprios delegados governantes não sabiam aonde eu tinha ido e o que estava fazendo; e eu não comunicara ainda nada aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos delegados governantes, nem ao resto dos que faziam a obra. 17 Finalmente, eu lhes disse: “Vós estais vendo os sérios apuros em que estamos, como Jerusalém está devastada e seus portões foram queimados com fogo. Vinde e reconstruamos a muralha de Jerusalém, para que não continuemos mais a ser um vitupério.”             Neemias 2:11-17

1. A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS
Pelo pecado os muros de Jerusalém haviam caído, seus moradores haviam sido levados ao cativeiro, a cidade estava aberta, suas portas estavam queimadas e a cidade estava em vergonha pois seus inimigos estavam de posse da cidade com sua idolatria e seus costumes e o nome de Deus não era glorificado através daquele povo.

Como vivemos e moramos em cidades modernas não avaliamos a importância dos muros, mas na época bíblica a coisa mais importante para um governador era fortalecer sua cidade. Uma cidade murada possuía distinção, e era capaz de defender-se dos inimigos.

2. APLICAÇÃO
O cristão e a igreja precisa estar rodeada de um muro, forte, alto e largo, o muro da separação do mundo, o muro da separação dos costumes do mundo, o muro da separação do espírito do mundo.
 Quando os muros da separação vão abaixo e os princípios do mundo entram, perdemos os marcos de Deus

O casamento se torna leviano, o dia do Senhor passa a ser ignorado, a pregação se torna leve e suave para que o povo não se ofenda, o pecado deixa de ser encarado como uma afronta a Deus, o povo passa a rejeitar os padrões divinos, os jovens passam a fazer de seus corpos atrativos sexuais, abertos a todo tipo de vulgaridade, o padrão de decência passa a ser substituído pela moda.

Por isso, irmãos, o crente tem que estar protegido pelo muro da santidade.
Talvez em nossas vidas nossos muros estejam rachados, e por essas rachaduras já se infiltraram coisas que desagradam a Deus. O que vamos fazer então? Cruzar os braços e ser a vergonha do Evangelho? Ou vamos nos reerguer e reedificar os muros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário