DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A TENTAÇÃO DO GANHO FÁCIL.

Está escrito... 

20 Então disse Geazi, ajudante de Eliseu, o homem do [verdadeiro] Deus: “Eis que meu amo poupou Naamã, este sírio, por não aceitar da sua mão o que ele trouxe. Por Jeová que vive, correrei atrás dele e tomarei algo dele.” 2 Rs 5:20

Geazí, o servo do profeta Eliseu, acreditou que poderia facilmente lucrar, desde que corresse até Naamã, o general Sírio que acabara de ser miraculosamente curado da lepra. A consequência terrível que esta atitude de Geazi trouxe para si nos serve de alerta contra esta tentação a que estamos sujeitos: a tentação do ganho fácil.
 
1 -  Pensar que “ter” é o mais importante (v. 20)
Freqüentemente estamos sujeitos a pensar como Geazi, que o mais importante é termos a prata e as vestes, do que sermos “irrepreensíveis e sinceros. Não importa o prejuízo financeiro ou material que isto traga, primeiro devemos buscar o Reino de Deus e a Sua Justiça! 

Que tristeza quando um servo de Jesus abandona seu posto, sua Igreja, seu compromisso com a Obra de Deus e parte para conquistar coisas de tão menor importância, sem a bênção de Deus.

2 -   Comprometendo o nome do Senhor (v. 26)
De igual modo o crente tem um Senhor, Jesus Cristo e, toda vez que cai em tentação, está comprometendo o nome do seu Senhor.


É assim que surgem os maus testemunhos, os escândalos. Ao invés de o Nome do Senhor ser glorificado, quando se cai na tentação do ganho fácil, o Nome do Senhor acaba por ser blasfemado! 


O servo Geazi caiu na tentação do ganho fácil e não mediu as conseqüências de haver utilizado indevidamente o nome do seu Senhor. Não pensara que seu erro traria sérias conseqüências para sua vida. 

 
3 -   As terríveis conseqüências do cair na tentação do ganho fácil (v. 27)
Geazi herdou a lepra de Naamã. O texto bíblico afirma que ele ficou “branco como a neve”. Pior, afirma que sua descendência, sua família, também foi afetada pelo seu pecado. Este é o resultado de se abandonar os preceitos de Deus, agindo como um “filho de belial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário