DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DANDO TESTEMUNHO NAS RUAS.


EVANGELISMO 10
Provérbios 1:20 diz: “A verdadeira sabedoria é que grita na própria rua. Nas praças públicas está emitindo a sua voz.” Estas palavras são especialmente verídicas hoje, à medida que os servos de Deus zelosamente pregam as boas novas do Reino, onde quer que encontrem pessoas. 

Como Jesus e os profetas pré-cristãos, o amor genuíno pelas pessoas nos induz a apresentar a verdade a todos, em todo lugar. — Jer. 11:6; Mar. 6:56; Luc. 13:22, 26.

Embora em geral o lugar mais desejável em que conversar com a pessoa sobre a verdade seja a casa dela, não são muitas as pessoas que se encontram em casa quando fazemos visitas de casa em casa. Quando os moradores estão em casa, não raro quem atende à porta é a mesma pessoa com quem já conversamos, e outros membros da família não são contatados. 

Assim, dar testemunho nas ruas deve ter um lugar de destaque em nosso ministério. Talvez se dê conta de que dar testemunho nas ruas é, conforme se expressou um evangelizador, “um território estimulante, novo, e em que todos estão em casa”. 

ATITUDE CORDIAL E POSITIVA 

Que tal dar testemunho nas ruas regularmente na mesma área? Certa irmã que faz isso diz que ficou conhecendo a maioria dos comerciantes e outras pessoas que com freqüência estão na rua “dela”. Desenvolveu-se um bom relacionamento, o que tem aberto o caminho para muitas palestras bíblicas produtivas.

Um evangelista experiente que gosta muito de dar testemunho nas ruas disse que tenta conversar com pessoas que olham vitrines, que esperam no carro, que esperam ônibus e até com as que não quiseram conversar em outras ocasiões. Precisamos ter coragem e bom critério para ser denodados e persuasivos, embora não demasiadamente insistentes.

O segredo de dar testemunho nas ruas de modo eficaz é dirigir-se às pessoas de maneira cordial, alegre e sincera. Sorria. Olhe nos olhos da pessoa, se puder, mas, se não puder, vá em frente e faça uma apresentação amistosa. Observe as circunstâncias e tire partido delas.

Uma irmã observa senhoras carregando sacolas de supermercado e diz: “Vejo que estava comprando alimentos. Eles certamente estão caros hoje em dia. Que acha de um pouco de alimento encorajador para a mente e para o coração? Gostei deste artigo . . . .” A alguém que está com crianças, ela diz: “Vejo que tem dois lindos filhos. Sabia que a Bíblia diz que os filhos são uma bênção de Deus? Está aqui, permita-me mostrar-lhe isso . . . .” 

Quando se dirige a uma pessoa absorta em seus pensamentos, ela diz: “Percebo que está pensando em alguma coisa. O mundo está tão cheio de problemas hoje, não concorda? Acha que chegará o tempo em que . . . ?”

Se a pessoa estiver andando apressadamente na rua, talvez você possa simplesmente dar-lhe um folheto com o comentário: “Boas notícias para ler quando tiver tempo.” Se as pessoas não parecerem apressadas, ofereça as revistas. Sempre que possível, é bom colocar as publicações na mão das pessoas.

Muitos publicadores que a princípio ficaram nervosos para dar testemunho nas ruas agora o encaram como sua forma predileta de pregar. Naturalmente, é preciso ter cautela ao trabalhar em locais perigosos ou quando isto não é seguro. Mesmo em cidades pequenas, geralmente há áreas movimentadas, centros de transporte público ou estacionamentos públicos, em que as pessoas podem ser contatadas com as boas novas. 

Aproveite a oportunidade, e, com sabedoria, faça com que sua voz divulgue as boas novas nas ruas e nas praças públicas, para a bênção dos ouvintes e para a honra de Jeová. — Pro. 1:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário