DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

domingo, 14 de agosto de 2011

COMO SER UM BOM PAI.

UM ARTIGO na revista The Economist sobre a decadência familiar começava com a interessante declaração: “Colocar filhos no mundo é fácil, difícil é ser um bom pai.” 
Embora muitas coisas na vida sejam difíceis de fazer, uma das mais difíceis — e ao mesmo tempo uma das mais importantes — é ser um bom pai. Todo pai deveria ter o desejo de ser bom, visto que estão em jogo o bem-estar e a felicidade da sua família. 

Por que não é fácil 

Em termos simples, a dificuldade de ser um bom pai deve-se principalmente à imperfeição humana — tanto dos pais como dos filhos. “A inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade”, diz a Bíblia. (Gênesis 8:21) A inclinação para fazer o mal por causa do pecado é apenas um dos obstáculos que torna difícil alguém ser um bom pai.

Este mundo, também é um enorme obstáculo. Por quê? Porque, como explica a Bíblia, “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, ou do “Diabo e Satanás”, como ele é também conhecido. Para ser um bom pai é essencial ter sempre em mente a imperfeição herdada, Satanás e o mundo sob seu controle. Esses não são obstáculos imaginários; são reais! Mas a quem um homem pode recorrer para aprender a combatê-los e se tornar um bom pai? 

Exemplos divinos 

Prá você que é pai, considere o que pode aprender de apenas um exemplo de como Deus lidou com seu Filho, Jesus. Mateus 3:17 nos diz que, por ocasião do batismo de Jesus em água, ouviu-se a voz de Deus vinda do céu dizer: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.” O  que podemos aprender disso?

Primeiro, pense no efeito sobre uma criança quando o pai, cheio de orgulho, diz a alguém: “Este é meu filho”, ou “esta é minha filha”. Os filhos se desenvolvem bem quando recebem atenção do pai ou da mãe, especialmente se for um reconhecimento por algo bom que tenham feito. É provável que o filho seja motivado a se esforçar ainda mais a fim de mostrar-se digno de receber elogios.

Segundo, Deus expressou seus sentimentos a respeito de Jesus ao se referir a ele como “o amado”. Essa expressão de carinho vinda de seu Pai deve ter feito Jesus se sentir muito feliz. Seus filhos também se sentirão amados se você demonstrar por palavras — bem como por seu tempo, atenção e preocupação — que os ama muito.

Terceiro, Deus disse ao Seu filho: “Eu te tenho aprovado.” É essencial que o pai faça isso, ou seja, dizer aos filhos que o que eles fazem o deixa feliz. Sim, o filho cometerá erros muitas vezes. Isso acontece com todos nós. Mas você, pai, procura oportunidades de mostrar que aprova as coisas boas que seu filho faz ou diz?

O bom exemplo é essencial 

Nunca é demais enfatizar a importância de dar um bom exemplo para os filhos. É provável que seus esforços tenham pouco efeito, se você mesmo não se sujeitar à disciplina. No entanto, com a ajuda de Deus, você pode superar qualquer obstáculo para cumprir o mandamento Dele de cuidar dos seus filhos.

Estabelecer um bom exemplo muitas vezes requer não só criatividade, mas também grandes esforços. É provável que ver os pais realmente se esforçando toque o coração dos filhos. É evidente que estabelecer um bom exemplo — tanto em palavras como em ações — é essencial para ser um bom pai. Portanto, lembre-se de que não é só o que você diz que importa, mas especialmente o que faz — o exemplo que dá. Um perito canadense em educação infantil escreveu: “A melhor maneira de fazer com que nossos filhos se comportem [como gostaríamos] é nós mesmos mostrarmos o comportamento desejado 

Arranje tempo para eles 

Seus filhos precisam ver seu bom exemplo. Isso significa que você precisa passar tempo com eles — bastante tempo, não apenas esporadicamente. Deixe de lado coisas menos importantes para poder ficar com eles. Realmente, o que há de mais importante do que seus filhos? Uma roda de amigos numa mesa de bar, uma partida de futebol, seu emprego?

Se o pai não reservar tempo para cuidar dos filhos enquanto ainda são crianças, ele sofrerá as conseqüências mais tarde. O pai cujos filhos se desviaram para um proceder criminoso não raro sente profundo remorso. Lamenta não ter gastado mais tempo com seus filhos pequenos quando eles mais precisavam de um pai.

Lembre-se de que a hora de pensar nas conseqüências de suas escolhas é quando seus filhos são pequenos  Portanto, nunca se esqueça de que você é responsável por eles perante Deus!

Vemos assim que ser um bom pai inclui estabelecer um bom exemplo para os filhos, passar bastante tempo com eles e ajudá-los a viver em harmonia com as normas de Deus, conforme reveladas na Bíblia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário