DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A ESTRADA MAIS LONGA.


Está escrito...   

“E aconteceu que, quando faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos Filisteus, que estava mais perto. Porque Deus disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e tornem ao Egito. Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho. E subiram os filhos de Israel da terra do Egito armados.” Êxodo 13:17-18                         

Haviam dois caminhos para a terra prometida:
1. O caminho pela terra dos filisteus
2. O caminho através do deserto.

A rota do mediterrâneo podia ser percorrida sob condições normais entre oito a dez dias.
A estrada levava através de uma área povoada e era fácil, rápida e segura.
Mas não foi o caminho escolhido por Deus.

Os filisteus ficavam no meio do caminho. Deus, portanto os levou na direção do mar vermelho.
Ali não havia, estradas, pontes e nenhum sinal visível que os orientasse.
Nenhum recurso visível que suprissem suas necessidades. Deus faz também assim conosco porque o caminho do cristão é por fé e não por vista.

Duas lições
Conhecer a si mesmo e a Deus.
Deus os levou para o deserto para que Ele pudesse encontrá-los ali. Falar com eles, revelar-se a eles, ensinando-lhes a se conhecerem e a conhecê-Lo.

Israel jamais conheceria Deus numa estrada feita por Homens. Israel destinava-se a ser uma nação sacerdotal. Você também jamais conhecerá a Deus através de métodos humanos. Quando os filhos de Israel deixaram o Egito, eram indisciplinados; portanto, tinham que ser treinados na escola do deserto.

                O Privilégio da Estrada mais longa
Depender de Deus. Você já aprendeu a depender de Deus? Quais são suas experiências? Em nossa caminhada com Ele, há passagens luminosas, além das sombras, alegrias além das tristezas, raios de sol além das chuvas ou tempestades...

Freqüentemente Deus nos conduz a vales escuros para nos ensinar a bênção da comunhão divina. O deserto e o vale são experiências que nos preparam aqui para a estrada que está a nossa frente.

Constantemente há ziguezagues em nossos caminhos. Deus não nos prometeu levar-nos ao céu pelo caminho mais curto.

Temos a Escola da experiência. Aprender a não confiar na carne, para representar Deus. Por isso, irmãos, vamos nos conformar e aceitar a estrada mais longa sem fazer atalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário