DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

sexta-feira, 20 de maio de 2011

COMO ORAR.

Ore com espírito humilde
Quer oremos em público, quer em particular, um importante princípio bíblico é que nos lembremos de mostrar uma atitude humilde em nossas orações. (2 Crônicas 7:13, 14) O Rei Salomão mostrou humildade na sua oração pública por ocasião da dedicação do templo de Jeová em Jerusalém. Salomão acabara de concluir um dos prédios mais magníficos já construídos na Terra. No entanto, orou com humildade: “Morará Deus verdadeiramente na terra? Eis que os próprios céus, sim, o céu dos céus, não te podem conter; quanto menos, então, esta casa que construí!” — 1 Reis 8:27.
Assim como Salomão, devemos ser humildes quando representamos outros numa oração em público. Embora devamos evitar ser santimoniosos, a humildade pode ser mostrada por nosso tom de voz. Orações humildes não são bombásticas nem melodramáticas. Não chamam atenção para a pessoa que ora, mas para Aquele a quem são dirigidas. (Mateus 6:5) Mostramos também humildade por aquilo que dizemos em oração. Se orarmos humildemente, não falaremos como se exigíssemos que Deus fizesse certas coisas do nosso modo. Antes, pediremos que Jeová aja dum modo que se harmonize com a sua sagrada vontade. O salmista exemplificou a atitude correta ao rogar: “Ai! Jeová, salva deveras, por favor! Ai! Jeová, concede deveras bom êxito, por favor!” — Salmo 118:25; Lucas 18:9-14.
Ore de coração
Se as nossas orações em público ou em particular hão de agradar a Jeová, elas têm de vir do coração. Portanto, nós não repetiremos vez após vez apenas uma fórmula de oração sem pensar no que estamos falando. Jesus aconselhou no seu Sermão do Monte: “Ao orares, não digas as mesmas coisas vez após vez, assim como fazem os das nações, pois imaginam [erroneamente] que serão ouvidos por usarem de muitas palavras." Não devemos também dizer-lhe coisas desrespeitosas. Se as nossas orações públicas hão de agradar a Jeová, então devem ser feitas com o devido respeito e dignidade, e seria impróprio usá-las para fazer anúncios, para aconselhar pessoas ou para dar um sermão à assistência.
Naturalmente, talvez tenhamos de orar sobre o mesmo assunto vez após vez. Isso não seria errado, porque Jesus instou: “Persisti em pedir, e dar-se-vos-á; persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e abrir-se-vos-á.” (Mateus 7:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário