DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O SISTEMA DE VIVER DO MUNDO - Parte 2

COMO O CRISTÃO DEVE VIVER NESTE MUNDO
A expressão “não ameis o mundo nem o que no mundo há”, não é uma sugestão ou conselho, mas uma ordenança severa da Palavra de Deus. Toda desobediência tem suas conseqüências. Imagine o que aconteceria se, diante de um semáforo assinalando vermelho para os pedestres, resolvêssemos atravessar uma avenida de grande fluxo. Provavelmente sofreríamos uma terrível e traumática conseqüência. Consideremos, pois, esse exemplo na perspectiva de nossa salvação eterna.
 OS ELEMENTOS DO MUNDO
A Palavra de Deus nos alerta contra os desejos da carne, dos olhos e a soberba da vida.
 O desejo da carne engloba desejos impuros, vícios e prazeres sexuais.
A Bíblia nos exorta a fugir de toda e qualquer impureza. O corpo não é mau em si mesmo, mas é uma presa fácil para o pecado. Por isso devemos vigiar e orar sem cessar. O crente deve estar ciente de que ele é templo do Espírito Santo e, portanto, deve viver uma vida piedosa e consagrada a Deus. Seu corpo deve ser um sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor.
Pelo desejo dos olhos, o homem se torna cativo daquilo que ele vê.
Para que isto não aconteça, é preciso que o crente mantenha-se constantemente em vigilância e oração (Mt 26.36). Foi por essa via que Eva desobedeceu (Gn 3.6). O mesmo se deu com Acã: "vendo" entre os despojos dos inimigos do povo de Deus uma capa babilônica, desejou-a, trouxe-a para si e morreu com toda sua família (Js 7.20-26). Davi também foi atraído pelo desejo dos olhos. Olhando com lascívia, deu lugar ao pecado, arruinando sua fidelidade a Deus (2 Sm 11.2). A Palavra de Deus exorta-nos a não nos conformarmos com este mundo, a fim de que possamos viver no centro da vontade do Eterno (Rm 12.1,2).

A soberba da vida.
Desde o princípio, Satanás engana o ser humano com a falsa idéia de que é possível ser igual a Deus (Gn 3.5). Com isso, o homem tenta a todo custo viver à parte de seu Criador, buscando sua própria exaltação, através de riquezas, "status", títulos e posições, com o intuito de ser honrado por seus pares.
Muitos lutam aferradamente pelo poder, pelo direito de exercer autoridade sobre seus semelhantes, ou pelo simples deleite que isso possa lhe trazer. Ser visto e admirado por todos é o objetivo máximo da vida de muitas pessoas. A Palavra de Deus nos assevera que isto não vem de Deus, mas do mundo; deste sistema que Satanás governa (1 Jo 2.16). Jesus nos ensinou qual deve ser o maior objetivo da nossa vida: buscar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33). Nesta busca devemos investir todas as nossas energias.

CONCLUSÃO
O autêntico crente, que pratica os princípios do cristianismo bíblico, não deve adequar-se ao presente sistema mundano que engoda a humanidade e, se possível, até mesmo os filhos de Deus. Fomos chamados a viver uma vida separada deste mundo, com objetivos infinitamente mais nobres e que honram o nome do Altíssimo, que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário