DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

domingo, 22 de maio de 2011

A COOPERAÇÃO NA FAMÍLIA RESULTA EM BENEFÍCIOS.

A família é a mais antiga das instituições humanas. É preciosa para Deus, visto que “toda família no céu e na terra deve o seu nome” a ele. — Efé. 3:15.
Nos tempos bíblicos, o pai tinha a responsabilidade primária de assegurar que a família fosse plenamente teocrática. Dá-se o mesmo hoje. (Jos. 24:15; Efé. 6:1-4) Cuidar de todos os assuntos pertinentes à família é um desafio. Como se pode realizar isso? Mediante a cooperação e organização na família. — 1 Cor. 14:40.
COMO CABEÇA, TOME A DIANTEIRA
A espiritualidade de todos é assunto de importância primordial. Deve-se realizar o estudo familiar em base regular e adaptá-lo às necessidades da família. Deve ser assim também no que diz respeito à devocional diária. Quão bom é começar o dia com uma consideração da Palavra de Deus! Meditar nela durante o dia nos ajudará a ‘continuar a considerar as coisas que são castas, amáveis e de que se fala bem’. (Fil. 4:8) Pode você aprimorar isso?
Além do estudo familiar, é importante ter um programa de estudo pessoal. As palavras em Josué 1:8 aplicam-se com igual força a cada um de nós, individualmente: “Este livro da lei não se deve afastar da tua boca e tu o tens de ler em voz baixa dia e noite, para cuidar em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.”
Constitui um desafio chegar na hora para as reuniões congregacionais. Isso também requer cooperação. A supervisão do cabeça da família assegurará que se proveja ajuda onde for necessária. Isso permitirá que todos cheguem em tempo para participar no cântico e na oração iniciais.
Com tantas coisas operando contra a unidade do arranjo familiar, é vital que o cabeça da família tome a dianteira em orar. (2 Tim. 3:1-5) “Persisti em oração” é a admoestação de Paulo em Romanos 12:12. Fazer isso regularmente pode ajudar a unir a família. Tal oração deve ser em adição às orações individuais dos membros da família.
Embora o pai ou o cabeça da família deva tomar a dianteira, cada membro da família precisa lembrar-se de que é individualmente responsável em ajudar a família na adoração de Jeová. Estar atento aos interesses de todos contribuirá para a felicidade e a união da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário