Num povoado de Papua-Nova Guiné, dois ministros voltavam para casa depois de suas atividades de pregação e notaram uma linda árvore. “Veja só”, disse o mais velho, “um flamboiã!” Ele continuou: “Esse nome significa árvore anual”. Em contraste com muitas outras árvores dos trópicos, a cada ano ela perde suas folhas e parece morta. No entanto, quando chegam as chuvas, ela volta viver, florescendo e mostrando outra vez a sua beleza.
Podemos aprender uma importante lição do flamboiã. De acordo com algumas autoridades, ela é considerada uma das cinco árvores mais belas do mundo que dão flor. Embora perca flores e folhas durante a estação seca, a árvore reserva um suprimento de água. Suas raízes são fortes e podem crescer em volta de rochas que se encontram na profundeza do solo, possibilitando-lhe resistir a ventos fortes. Resumindo, ela viceja por tirar o máximo proveito das circunstâncias difíceis.
Nós talvez enfrentaremos situações que provarão a qualidade da nossa fé. O que nos ajudará a perseverar? Assim como o flamboiã, podemos absorver e reservar a água da vida da Palavra de Deus. Devemos também os apegar firmemente à “nossa rocha”, Jeová, e à sua igreja. Com certeza, o flamboiã é um belo lembrete de que até mesmo num ambiente hostil, nós podemos manter nossa força e beleza espiritual, se tirarmos proveito das provisões do Senhor.
Por fazer isso, vamos ‘herdar as promessas’ que ele fez, inclusive a de vida eterna. – Hebreus 6:12 e Apocalipse 21:4
Nenhum comentário:
Postar um comentário