DIVULGANDO AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

INICIOU ALGUMA VEZ UM INCÊNDIO FLORESTAL?

Naturalmente que não, você dirá. Mas espere! Talvez tenha iniciado. Preste atenção às palavras do discípulo Tiago: “A língua é um membro pequeno, contudo, faz grandes fanfarrices. Vede quão pouco fogo é preciso para incendiar um bosque tão grande!” – Tiago 3:5

A língua é um órgão vital da fala, mas como tem sido mal utilizada! As pessoas usam a língua para mentir e caluniar. Com ela criticam duramente a outros, destroem sua reputação e os trapaceiam. Agitadores usam a língua para fomentar revoluções. Adolf Hitler usou a sua para mobilizar uma nação para a guerra – deveras, um grande incêndio florestal.

Mesmo tendo boa motivação, podem-se causar pequenos incêndios florestais. Disse alguma vez algo e então desejou imediatamente poder anular o que disse? Nesse caso compreende o que Tiago quis dizer com as palavras: “A língua, ninguém da humanidade a pode domar.” – Tiago 3:8

Não obstante, podemos tentar usar a língua para o bem. Iguais ao salmista, podemos dizer resolutamente: “Vou vigiar os meus caminhos para me guardar de pecar com a minha língua.” (Salmo 39:1) Em vez de criticarmos duramente a outros, podemos tentar edificá-los. Em vez de caluniarmos as pessoas, podemos falar bem delas. Em vez de defraudarmos e enganarmos, podemos falar a verdade e instruir. Quando motivados por um bom coração, a língua pode falar palavras maravilhosas de revigoramento. Jesus usou a língua de forma maravilhosa para ensinar a humanidade sobre a salvação.

Realmente, “morte e vida estão no poder da língua”. (Provérbios 18:21). É sua língua mortífera ou vitalizadora? Será que ela inicia incêndios florestais ou será que os extingue? O salmista orou a Deus: “Cante minha língua a tua declaração, pois todos os teus mandamentos são justiça.” (Salmo 119:172)
Se cultivarmos a atitude do salmista, usaremos nossa língua para o bem.
Jesus te ama

Nenhum comentário:

Postar um comentário